As CDLS na frente

03/03/2017|

13:42

FCDL/SC em fase de implantação da ISO/IEC 27001:2013

Para garantir ainda mais o sigilo, a inviolabilidade, a integridade e a confidencialidade de suas informações e do banco de dados do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), a FCDL/SC está em processo de implantação da ISO/IEC 27001:2013. Os trabalhos, iniciados em abril de 2016, estão em fase avançada e, na última semana, a Federação passou pelas primeiras auditorias para verificação de implantação dos tópicos previstos na norma.

A ISO/IEC 27001 é uma norma internacional de gestão de segurança da informação que rege as mais modernas recomendações para manter íntegro e seguro o sistema que trata de armazenamentos dessa natureza. Também permite reduzir possíveis riscos de fraude, quebra de confidencialidade, além de fortalecer o sistema de segurança e ampliar as oportunidades de melhorias nos sistemas de gestão. Os critérios da norma abrangem todos os setores de uma organização, pois disseminam a importância da ética e confidencialidade no ambiente de trabalho.

“Buscamos a certificação para estarmos de acordo com as melhores práticas globais de segurança de informação. Trabalhamos com dados sigilosos, importantes e, com a certificação, daremos ainda mais garantia aos nossos usuários de que nossos sistemas estão protegidos e que as informações inseridas neles estão seguras”, explica o presidente da Federação, Ivan Tauffer, sobre a auditoria que contou com a presença do vice-presidente para assuntos públicos e políticos da entidade, Raul Weiss.

As primeiras auditorias externas aconteceram nos dias 20 e 21 de fevereiro. Nas datas, o auditor da empresa certificadora BSI Wagner José Moioli esteve na sede da entidade, em Florianópolis, para analisar a implantação da Norma e os procedimentos que estão sendo adotados em busca da certificação.

Ao longo deste processo, a Federação conta com apoio de consultores da DPS Gestão Empresarial Ltda para implantação da IS0 27001 e também para a transição para a NBR ISO 9001:2015. Esta última norma, da qual a Federação é certificada desde 2007, foi revisada em setembro de 2015 e substituiu a versão anterior, de 2008. Em breve, a FCDL/SC passará por novas auditorias.

SOBRE A ISO
A ISO (International Organization for Standardization) é uma organização não governamental, de normatização e padronização que auxilia empresas e instituições a aumentarem sua eficiência, visando a qualidade permanente e a satisfação total do cliente. A cada três anos, é realizada auditoria de recertificação para verificar e validar se os procedimentos praticados estão em sintonia com as normas previstas nas referidas Normas da ISO. O Brasil é representado na ISO pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Responsáveis pelos setores que fazem parte do escopo da Norma também são auditados
Responsáveis pelos setores que fazem parte do escopo da Norma também são auditados

Compartilhe

Newsletter

Receba no seu email o conteúdo do Blog da FCDL/SC

Últimas postagens

24/04/2024

CDL Videira pede mais segurança

23/04/2024

CDL Chapecó comemora 55 anos em defesa do comércio lojista

22/04/2024

Alunos concluem a 6ª turma da Escola de Vendas da CDL Brusque

Você também pode gostar:

24/04/2024

CDL Videira pede mais segurança

23/04/2024

CDL Chapecó comemora 55 anos em defesa do comércio lojista

22/04/2024

Alunos concluem a 6ª turma da Escola de Vendas da CDL Brusque