As CDLS na frente

08/05/2017|

14:02

CDL Rio do Sul atrai 10 mil pessoas no 15º Stammtisch

O frio do início da manhã de domingo, 30 de abril, não tirou a animação dos quase 130 grupos de amigos que participaram da 15ª edição do Stammtisch, em Rio do Sul. Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município, o evento foi um sucesso, consolidando a marca de maior festa de rua do Alto Vale do Itajaí.

A estimativa é de mais de 10 mil pessoas tenham participado do Stammtisch 2017. “Esta edição do Encontro de Amigos surpreendeu pela organização e animação dos grupos. Outro destaque foi número recorde de participantes”, comemora o presidente da CDL, Daniel Emilio Tschumi. O maior número de banheiros disponibilizados e a organização nos serviços de limpeza e segurança também foram fatores considerados positivos.

Todo o espaço disponibilizado para a montagem das barracas foi ocupado na extensão da rua São João, travessa Luiz Piazera e parte da rua Dom Bosco. E atendendo a previsão, o evento encerrou às 17h, liberando o trânsito de veículos nas três vias por volta das 18h.
O evento é uma promoção da CDL Rio do Sul e prefeitura municipal.

Origem do Stammtisch
O termo ”stammtisch” é formado da junção das palavras alemãs stamm (que significa tronco) e tisch (mesa). Ou seja, em uma tradução fiel significa “mesa de tronco”. O site www.stmt.com.br, especializado no assunto, traz uma versão mais romântica, passada de geração em geração pela tradição oral:

“Conta-se que o termo começou a ser usado na Idade Média. Os lenhadores bávaros, ao cortarem a primeira árvore de uma nova área de extração de madeiras, faziam-no à altura de uma mesa. Dos galhos mais grossos, cortavam toletes para servir de bancos.

Assim, o termo passou a representar todos aqueles que, habitualmente, costumavam, na companhia de amigos, sentar-se numa mesma mesa previamente reservada”.

Compartilhe

Newsletter

Receba no seu email o conteúdo do Blog da FCDL/SC

Últimas postagens

26/03/2024

CDL de Major Vieira reúne mais de 300 mulheres em evento

26/03/2024

CDL Imbituba Celebra 45 Anos de História e lança parcerias

18/03/2024

Ações da Polícia Militar repercutem positivamente no comércio

Você também pode gostar:

26/03/2024

CDL de Major Vieira reúne mais de 300 mulheres em evento

26/03/2024

CDL Imbituba Celebra 45 Anos de História e lança parcerias

18/03/2024

Ações da Polícia Militar repercutem positivamente no comércio