As CDLS na frente

13/07/2017|

14:00

CDL e instituições pensam na formação profissional em Lages

Representantes de entidades formadoras e instituições de ensino de Lages estiveram reunidas na quarta-feira, 12 de julho, por iniciativa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade para o início de um levantamento de ações conjuntas em busca da formação profissional e gestão empresarial.

São diversas frentes que necessitam de atenção, desde a educação básica, técnica e tecnológica até a graduação. Paralelamente a este cenário, há a qualificação profissional para melhorar competências relacionais do indivíduo, preparando-o para o mercado de trabalho.

São muitos os vieses observados pelos educadores e empresários, como o ambiente familiar, a cultura do país e da região serrana, o conflito e necessária equiparação no convívio entre as gerações, o equilíbrio no uso da tecnologia, entre muitos outros. Todos estes são aspectos possíveis de melhoria com ações a curto e longo prazos.

Assim, em meio a muitas manifestações da necessidade deste movimento agregado entre as instituições de educação e formação, se levantou a possibilidade da criação da Câmara de Formação Profissional e Gestão Empresarial.

Participaram do primeiro encontro, além da CDL, representantes do Instituto José Paschoal Baggio, Orion Parque Tecnológico, Instituto Federal de Santa Catarina, Sesi, Senai, Fundação Carlos Jofre do Amaral, Fera Formação Segurança Privada, Sesc, Centroserra, Fundação Getúlio Vargas, Uniplac, CRA, Unifacvest, Senac, associação empresarial e CIEE/SC.

Um próximo encontro ficou agendado para o dia 9 de agosto, às 8h, na própria CDL, para o qual se tentará ampliar a rede de instituições envolvidas, agregando ainda os entes públicos de formação.

Qualificação de mão-de-obra e gestão das empresas deve ser paralela

Para a coordenadora de RH da CDL Lages, Renata Cenatti, responsável pela solução Gestão de Pessoas e que promove a prestação de serviços às empresas de seleção, recrutamento e manutenção de colaboradores, esta é a oportunidade de driblar gargalos existentes na geração de competências dos profissionais em atuação no mercado de trabalho lageano.

“É a oportunidade de olharmos para as nossas instituições, analisarmos o que estamos fazendo e o que podemos propor. Precisamos qualificar a mão-de-obra de nossas empresas, mas o ambiente de trabalho e a gestão da empresa devem estar igualmente preparados e qualificados”.

Compartilhe

Newsletter

Receba no seu email o conteúdo do Blog da FCDL/SC

Últimas postagens

26/03/2024

CDL de Major Vieira reúne mais de 300 mulheres em evento

26/03/2024

CDL Imbituba Celebra 45 Anos de História e lança parcerias

18/03/2024

Ações da Polícia Militar repercutem positivamente no comércio

Você também pode gostar:

26/03/2024

CDL de Major Vieira reúne mais de 300 mulheres em evento

26/03/2024

CDL Imbituba Celebra 45 Anos de História e lança parcerias

18/03/2024

Ações da Polícia Militar repercutem positivamente no comércio