As CDLS na frente

27/07/2017|

17:44

CDL Tubarão levanta demandas para reunião metropolitana

Concentrar as atenções nas necessidades regionais e ir em busca de soluções para os problemas coletivos são os objetivos das reuniões metropolitanas organizadas pela FCDL/SC em todo o Estado. Na noite de quarta-feira, 26 de julho, Tubarão sediou um encontro preparatório para a reunião dessa natureza que será realizada em 22 de agosto na cidade.

Durante o encontro foi preparada uma pauta reivindicatória que será apresentada durante a reunião de Região Metropolitana de Tubarão que acontecerá em 22 de agosto a autoridades e representes do poder público.

A reunião de quarta-feira, recepcionada pelo presidente da CDL Tubarão, Luciano Menezes, foi coordenada pelo presidente da FCDL/SC, Ivan Tauffer, e pelos vice-presidentes de coordenação distrital, Olair Klemtz, e Patrimônio, Walmor Jung Junior.

Tauffer lembrou da necessidade de todos se envolverem. “O país vive um momento em que se tira a roupa de um santo para poder vestir o outro”, avaliou o presidente da FCDL, acrescentando que é preciso “cuidar da nossa casa e esquecer o governo federal”.

Por isso, segundo ele, é necessário se concentrar nos assuntos regionais para que as soluções possam se concretizar de forma mais rápida e, neste contexto, com o engajamento de todos, isto se torna mais possível de acontecer.

Para o presidente da CDL, Luciano Menezes, a troca de ideias e reivindicações são importantes para promover o desenvolvimento regional, otimizando a busca de soluções. Para ele, o encontro mostrou a força do movimento lojista pelo grande número de participantes e pela discussão em torno de pontos fundamentais.

Saúde, obras de infraestrutura, segurança pública e acesso norte de Laguna entraram na pauta de reivindicações.

O consenso entre os participantes é que a região tem de aproveitar a oportunidade que desponta agora a partir da conclusão da BR-101, aeroporto regional e posto de Imbituba, mas lembraram de que ainda há necessidade de se aproveitar mais as potencialidades turísticas de forma integrada.

Participaram também do encontro os diretores distritais da Federação Custódio Juvenal Pacheco (26º Distrito) e Dilson Pedro Walter Tramontin (27º Distrito).

Feiras Itinerantes
Outro assunto amplamente debatido foram as “feirinhas do Brás” que se instalam em vários municípios. Este tipo de feira fere a legislação fiscal além de ser uma concorrência desleal. “Não somos contra a concorrência leal, mas contra a desleal”, observa Ivan Tauffer.

Ele lembrou o PL 2010 que dispõe sobre critérios e restrições para comercialização de produtos em feiras e eventos transitórios em Santa Catarina, mas ressaltou que cada CDL tem que fazer sua parte junto aos prefeitos para que também encaminhem as câmaras de vereadores uma lei que coíba a realização das feiras.

Sobre as reuniões regionais
As reuniões regionais metropolitanas são um novo modelo de trabalho implantado pela Federação para dar celeridade às demandas do comércio e da sociedade. A série de eventos reúne dirigentes de CDLs e da Federação com autoridades e representantes dos poderes legislativo e executivo para elaboração de uma pauta macrorregional com questões fundamentais e estratégicas para a economia. Posteriormente será entregue um documento unificando as demandas para os órgãos e autarquias competentes, com a realização de uma reunião de consenso.

Encontro é realizado na sede da entidade
Encontro é realizado na sede da entidade

Compartilhe

Newsletter

Receba no seu email o conteúdo do Blog da FCDL/SC

Últimas postagens

24/04/2024

CDL Videira pede mais segurança

23/04/2024

CDL Chapecó comemora 55 anos em defesa do comércio lojista

22/04/2024

Alunos concluem a 6ª turma da Escola de Vendas da CDL Brusque

Você também pode gostar:

24/04/2024

CDL Videira pede mais segurança

23/04/2024

CDL Chapecó comemora 55 anos em defesa do comércio lojista

22/04/2024

Alunos concluem a 6ª turma da Escola de Vendas da CDL Brusque