As CDLS na frente

17/08/2017|

14:08

FCDL/SC trata das feiras itinerantes em reunião no Sul

As principais necessidades regionais da classe varejista foram abordadas em encontro com a participação de empresários e autoridades da região Sul na tarde de terça-feira,15 de agosto. As feiras itinerantes, conhecidas como Feirinhas do Brás, estiveram em foco nos debates durante a reunião da região metropolitana Carbonífera promovida pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL/SC) no hotel Oma Zita, em Forquilhinha.

A sensibilização dos lojistas e a busca de apoio do poder público, no encontro representados por prefeitos, vereadores e secretários, foram o objetivo da reunião. “Precisamos dessa mobilização para resolver questões que nos assolam muito, como BRs, pontes, saúde, segurança e feiras itinerantes, que é o nosso maior espinho ultimamente, porque o feirante entra brutalmente em uma cidade pequena, se instala vendendo produtos piratas e sem-procedência, não recolhendo impostos e levando a riqueza da cidade”, aponta o presidente da FCDL/SC, Ivan Roberto Tauffer.

A ideia não é impedir eventos dessa natureza, mas fazer a regulamentação para que concorrência não seja desleal, no entendimento de Tauffer. “Temos obrigações com alvarás, Procon, taxas, ICMS, e o feirante entra na calada da sexta-feira e domingo vai embora, não precisando cumprir nada do que a gente cumpre. Nós achamos isso ilegal e, por isso, levantamos essa bandeira, essa luta para defender nossos afiliados”, frisa o presidente.

Os prefeitos e secretários de finanças presentes receberam uma carta formal assinada pelos presidentes da FCDL/SC e das seis CDLs pertencentes ao 28º Distrito, formado pelos municípios Criciúma, Forquilhinha, Nova Veneza, Balneário Rincão, Içara e Siderópolis. No documento, as entidades se colocam à disposição para ajudar as autoridades a formalizarem leis que regulamentem as feiras itinerantes.

Durante a reunião houve ainda a participação do Corpo de Bombeiros para explicar sobre o processo de vistorias em empresas. Foram levantadas ainda questões relacionadas à BR-285 (Serra da Rocinha), Hospital Regional de Araranguá, Barragem do Rio do Salto, Segurança Pública e Turismo.

A reunião foi coordenada pelo presidente da FCDL/SC e pelo vice-presidente de coordenação distrital da Federação, Olair Klemtz. Contou também com a presença da vice-presidente de aperfeiçoamento empresarial e CDL Jovem da FCDL/SC, Gisele Tonetto, dos diretores distritais da FCDL 28º Distrito, Daniel Gamba; 29º Distrito, Virton Luiz Junkes Della Giustina; 30º Distrito, Nelson Cemin; 31º Distrito, Sander Santos Elias; além de presidentes de CDLs dessas regiões e do prefeito de Forquilhinha, Dimas Kammer, do comandante Corpo de Bombeiros, James Ventura; Alexandre Linhares, do Instituto Meirelles; e, representando o CECOP (Conselho Estadual de Combate à Pirataria), Diego Damiani.

Compartilhe

Newsletter

Receba no seu email o conteúdo do Blog da FCDL/SC

Últimas postagens

18/04/2024

Palestra sobre Direitos e Deveres do Consumidor e Fornecedor oferece orientação valiosa aos associados da CDL/Joaçaba

12/04/2024

CDL promove palestra para mais de 600 pessoas

12/04/2024

“Parar de vender e começar a fazer o cliente comprar”

Você também pode gostar:

18/04/2024

Palestra sobre Direitos e Deveres do Consumidor e Fornecedor oferece orientação valiosa aos associados da CDL/Joaçaba

12/04/2024

CDL promove palestra para mais de 600 pessoas

12/04/2024

“Parar de vender e começar a fazer o cliente comprar”