As CDLS na frente

24/08/2017|

14:01

Na prefeitura, CDL Blumenau busca melhorias para o varejo

Visando ações de melhorias para o centro de Blumenau, a CDL do município se reuniu na prefeitura com o poder executivo na quarta-feira, 16 de agosto. O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Helio Roncaglio, o gerente-executivo da CDL, Arlindo Sehnem Filho, e o responsável pelas questões jurídicas da entidade, Angelito José Barbieri, foram recebidos pelo vice-prefeito, Mario Hildebrandt, e pelo diretor geral do gabinete do vice-prefeito, André Espezim.

No encontro foram tratadas situações que estão ocorrendo, principalmente no centro de Blumenau, e que precisam de atenção, como é o caso dos moradores de rua, do comércio ilegal, principalmente nos semáforos, bem como os malabares, além das feiras itinerantes e comércio na beira das estradas em geral.

Roncaglio explica que essas situações estão ficando cada vez mais corriqueiras e que prejudicam o comércio e até mesmo a população em geral. “Quando falamos do comércio ilegal nosso objetivo não é tirar o sustento de quem está ali vendendo, mas sim estabelecer uma relação justa entre quem precisa cumprir uma série de exigências e quem vende sem autorização, deixando de pagar imposto, taxas e alvarás”, afirma Roncaglio.

De acordo com o presidente, ao encontro dessa situação há a pirataria e a venda de produtos com procedência duvidosa. Para combater essa ilegalidade, a fiscalização, segundo Roncaglio, é uma das principais medidas a serem tomadas. “A fiscalização, além de proteger as pessoas de produtos que podem causar danos, especialmente à saúde, é uma forma de evitar a informalidade. Quanto maior a informalidade, mais o município deixa de arrecadar. Ou seja, é um problema para todos”, ressalta o presidente.

Para o vice-prefeito, a aproximação entre o poder executivo e entidades representativas como a CDL Blumenau é sempre positiva. “Podemos discutir situações, pensar em soluções e agir juntos, contribuindo ainda mais com o desenvolvimento da nossa cidade”, destaca Mario.

Durante a reunião, os participantes acordaram que os próximos encontros serão mais frequentes e envolverão mais setores. “Não fomos até a prefeitura apontar problemas, mas sim levar essas situações e buscar caminhos para ajudar a resolver. O vice-prefeito foi muito atencioso e se colocou à disposição para trabalharmos juntos”, afirma Roncaglio.

Da esquerda para à direita: O gerente-executivo da CDL, Arlindo Sehnem Filho; presidente da CDL Blumenau, Helio Roncaglio, vice-prefeito de Blumenau, Mario Hildebrandt, diretor geral do gabinete do vice-prefeito, André Espezim e o responsável pelas questões jurídicas da entidade, Angelito José Barbieri.

Compartilhe

Newsletter

Receba no seu email o conteúdo do Blog da FCDL/SC

Últimas postagens

18/04/2024

Palestra sobre Direitos e Deveres do Consumidor e Fornecedor oferece orientação valiosa aos associados da CDL/Joaçaba

12/04/2024

CDL promove palestra para mais de 600 pessoas

12/04/2024

“Parar de vender e começar a fazer o cliente comprar”

Você também pode gostar:

18/04/2024

Palestra sobre Direitos e Deveres do Consumidor e Fornecedor oferece orientação valiosa aos associados da CDL/Joaçaba

12/04/2024

CDL promove palestra para mais de 600 pessoas

12/04/2024

“Parar de vender e começar a fazer o cliente comprar”