As CDLS na frente

14/09/2017|

14:10

Em Blumenau, CDL nos Bairros reúne 64 pessoas

Para aproximar ainda mais a entidade dos associados, ouvir e levar informações aos participantes, a CDL Blumenau realizou o encontro CDL nos Bairros com associados e empresários da região norte do município. A ação ocorreu na noite de terça-feira, 12 de setembro, no bairro Itoupavazinha, e reuniu 64 pessoas.

O evento também contou com a participação do poder público, Polícia Militar, OAB Blumenau, Viacredi e colaboradores e diretores da CDL. Na mensagem de boas-vindas, o presidente da CDL Blumenau, Helio Roncaglio, destacou algumas ações da entidade e, principalmente, a importância de promover encontros como estes, que aproximam a CDL dos associados. “A participação dos associados na entidade é de extrema importância. A razão da CDL são vocês, associados. Por isso, participem das nossas ações, venham conversar sobre sugestões ou necessidades. Só assim poderemos construir uma entidade ainda mais forte”, afirmou o presidente.

Para abordar as principais mudanças da reforma trabalhista, o advogado Fernando Baumgarten, da OAB Blumenau, conversou com os participantes. Ele lembrou que a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) é de 1943 e que a mesma não acompanhou a evolução dos novos métodos de trabalho e as mudanças no perfil do empregado. “É importante a participação das pessoas para poderem entender a legislação e evitar essa polarização que está havendo sobre as mudanças”, afirmou Baumgarten.

O advogado ressaltou que os direitos constitucionais dos trabalhadores continuarão sendo preservados pelo artigo 7º da Constituição Federal e que, o que ocorrerá, é a legalização de muitas ações que já estavam ocorrendo na prática. Baumgarten destacou que a legislação, que deve entrar em vigor em novembro, traz muita flexibilização, o que é importante para os tempos que vivemos. “O direito do trabalho é protetivo e isso irá continuar, mas com alguns artigos modificados”, disse o advogado.

O vereador Jens Juergen Mantau, representando o poder público, destacou as obras que a região norte está recebendo, principalmente na questão de infraestrutura de vias, inclusive da rodovia Doutor Pedro Zimmermann. O parlamentar também falou sobre a descentralização do município e citou que, a partir de 13 de setembro, a emissão da carteira da identidade poderá ser feita na Vila Itoupava. Mantau ainda lembrou da construção do parque de lazer que está sendo construído e atenderá 12 bairros da região, bem como da inauguração de faixas elevadas em frente aos educandários.

Do 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Blumenau, participaram o tenente Nicolas, chefe do setor de Relações Públicas, e tenente Karla, do setor de Planejamento. Nicolas lembrou que a Polícia Militar é o braço forte da sociedade e destacou que um dos pontos críticos da região Norte é um condomínio residencial localizado na rua Botuverá. De acordo com o tenente, alguns imóveis estão sendo usados por pessoas que agem diretamente no tráfico de drogas.

“São criminosos que se utilizam da inviolabilidade do domicílio para traficar e se esconder nas residências. Estamos trabalhando forte nessa questão e buscando soluções junto com outros órgãos”, afirmou Nicolas.

O policial falou ainda sobre o programa Rede de Vizinhos Solidários, que está sendo aplicado também para o comércio. Segundo ele já há dois projetos pilotos e em breve haverá mais encontros. Nicolas também lembrou da necessidade de uma reforma na segurança pública. “O atual Código Penal é de 1940 e Código de Processo Penal é de 1941. São muito antigos e precisam de uma revisão, assim como está ocorrendo com a reforma trabalhista”, afirmou.

O encontro contou ainda com a participação do consultor de negócios da Viacredi, Edson Vás, que destacou alguns números. “Já somos 415 mil cooperados ao todo. Só aqui na região norte, temos oito postos de atendimento e estamos à disposição para atender vocês”, disse Vás. Ele lembrou que a cooperativa disponibiliza um consultor de pessoa jurídica em cada posto de atendimento.

Para falar sobre as ações da CDL Blumenau, participaram o gerente executivo, Arlindo Sehnem Filho, e o coordenador comercial, Gilvani de Moura. Eles destacaram os mais de 40 convênios que a entidade tem e proporcionam benefícios aos associados nas áreas de lazer, saúde, educação, serviços e idiomas; as campanhas promocionais, em especial a de Natal; o Feirão Limpe seu Nome; os cursos e a palestra do Drauzio Varella, que ocorre no dia 20 de setembro.

Para finalizar, o presidente da CDL agradeceu a participação de todos e reforçou a importância de se manter informado, estar aberto as mudanças que trazem mais competitividade aos negócios e trabalhar em conjunto para alcançar melhores resultados. “Blumenau é uma excelente cidade, mas sempre queremos e, com certeza, podemos melhorar o lugar onde moramos e trabalhamos. E tenho muito orgulho em dizer que o comércio sempre esteve presente nessas melhorias, assim como demais entidades e órgãos presentes aqui”, encerrou Roncaglio.

Compartilhe

Newsletter

Receba no seu email o conteúdo do Blog da FCDL/SC

Últimas postagens

18/04/2024

Palestra sobre Direitos e Deveres do Consumidor e Fornecedor oferece orientação valiosa aos associados da CDL/Joaçaba

12/04/2024

CDL promove palestra para mais de 600 pessoas

12/04/2024

“Parar de vender e começar a fazer o cliente comprar”

Você também pode gostar:

18/04/2024

Palestra sobre Direitos e Deveres do Consumidor e Fornecedor oferece orientação valiosa aos associados da CDL/Joaçaba

12/04/2024

CDL promove palestra para mais de 600 pessoas

12/04/2024

“Parar de vender e começar a fazer o cliente comprar”