As CDLS na frente

09/10/2017|

16:00

“Registro Com Protesto” é promovido na CDL Maravilha

A CDL Maravilha promoveu o workshop “Registro Com Protesto” na segunda-feira, 2 de outubro. A capacitação foi realizada no auditório da entidade e ministrada pela facilitadora da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC) Diana Segalin.

No encontro, Diana explicou o que é um protesto, repassou orientações sobre como preencher corretamente a documentação do cliente, como cadastro, notas-promissórias, boletos, entre outros.

Com relação aos cheques, Diana esclareceu que, quando for da mesma praça, o cheque pode ser protestado entre 30 e 180 dias após o vencimento. Já quando for de outra praça o registro poderá ser efetuado entre 60 e 180 dias após o vencimento.

Diana também destacou que não se pode registrar uma pessoa que está interditada judicialmente e alguém que
já faleceu. Além disso, ela ressaltou que o protesto deve ser feito no valor da dívida, sem acréscimo de juros.

“Outro fato importante é com relação ao pagamento. Sempre que o cliente pagar a dívida, a empresa deve disponibilizar a carta de anuência e orientá-lo para que ele procure o Tabelionato em que está registrado, para realizar o pagamento das custas cartorárias. Sem o pagamento dos honorários do Tabelionato o protesto ficará ativo, mesmo que a dívida estiver quitada na empresa”, frisa.

Na ocasião ainda foi informado aos associados que a CDL de Maravilha fechou um acordo com o Tabelionato, e desta forma, a cada 15 dias, retirará os instrumentos de protesto de todas as empresas associados junto ao Tabelionato de Maravilha, e os entregará nas empresas que fizeram o registro para facilitar o acesso e evitar o seu esquecimento. Conforme Diana, este instrumento de protesto poderá ser entregue ao cliente quando do pagamento da dívida, com a mesma função da carta de anuência.

A facilitadora comentou ainda sobre o Procura-se, serviço que monitora CPFs ou CNPJs de clientes desaparecidos e/ou com cadastro desatualizado. Este serviço ainda avisa quando a pessoa procurada tiver seus dados consultados por qualquer outro usuário do SPC e solicita a atualização dos dados para facilitar a localização do cliente.

Compartilhe

Newsletter

Receba no seu email o conteúdo do Blog da FCDL/SC

Últimas postagens

18/04/2024

Palestra sobre Direitos e Deveres do Consumidor e Fornecedor oferece orientação valiosa aos associados da CDL/Joaçaba

12/04/2024

CDL promove palestra para mais de 600 pessoas

12/04/2024

“Parar de vender e começar a fazer o cliente comprar”

Você também pode gostar:

18/04/2024

Palestra sobre Direitos e Deveres do Consumidor e Fornecedor oferece orientação valiosa aos associados da CDL/Joaçaba

12/04/2024

CDL promove palestra para mais de 600 pessoas

12/04/2024

“Parar de vender e começar a fazer o cliente comprar”