As CDLS na frente

26/10/2017|

12:58

CDL Blumenau realiza novo Fórum Análise de Crédito

O Fórum Análise de Crédito, realizado pela CDL Blumenau na quarta-feira, 25 de outubro, contou com a participação do gerente do Lojão Progresso, da unidade do bairro Velha, Ivan Luiz Witt. Ao todo cinco lojas compõem a rede. Ivan contou sobre como a filial atua na análise e concessão de crédito e de que forma é feita a cobrança dos inadimplentes.

Ivan também compartilhou como a loja reduziu a inadimplência dos clientes de 9% para 3% em 2017. Para reverter esse cenário, segundo Ivan, a principal ação foi reduzir o tempo investido em cobrança dos inadimplentes e aumentar o tempo de análise e, consequentemente, na liberação do crédito. “Antes a liberação era feita de forma muito rápida, até mesmo para atingir as metas. Hoje damos muito mais atenção à concessão”, explicou Ivan.

Para a liberação do crédito, Ivan contou que os clientes são, de forma geral, divididos em três grupos: cliente antigo, que já possui histórico; cliente recente, que está na recompra, e cliente novo, que está comprando pela primeira vez. “Somos mais criteriosos com os clientes novos. Neste caso realizamos uma ampla pesquisa no SPC, exigimos diversos documentos, pelo menos seis meses de registro de trabalho, comprovante de residência com pelo menos um ano de moradia no mesmo local, entre outros”, disse.
Cobrança

De acordo com Ivan, a rede investe cerca de duas horas por dia para fazer as cobranças, que em geral são realizadas pela própria equipe da rede, e não por assessoria de cobrança. “Nós preferimos um contato mais humano com o cliente, mesmo que ele esteja devendo. Por isso, ligamos para o inadimplente e o convidamos para vir até a loja fazer um acordo. Com ele na loja temos mais facilidade para negociar taxas e valores”, afirma.

O gerente explicou que por ser uma loja de bairro, a proximidade com a cliente é muito importante, tanto para a fidelização quanto para a cobrança. Esse é um dos principais motivos para a loja manter o crediário próprio, pois assim, o cliente retorna todos os meses.

Fórum Análise de Crédito
O Fórum Análise de Crédito é uma iniciativa da CDL Blumenau, que visa
reunir profissionais que trabalham com vendas no crediário e discutir melhorias, novidades e cases positivos para o segmento, colaborando na diminuição da inadimplência.

O grupo conta com o apoio de um facilitador e uma psicóloga, que desenvolvem atividades que auxiliam os participantes a enfrentarem os desafios diários sobre as vendas no crediário, que passam desde o relacionamento com o consumidor a análise dos dados.

Compartilhe

Newsletter

Receba no seu email o conteúdo do Blog da FCDL/SC

Últimas postagens

23/04/2024

CDL Chapecó comemora 55 anos em defesa do comércio lojista

22/04/2024

Alunos concluem a 6ª turma da Escola de Vendas da CDL Brusque

18/04/2024

Palestra sobre Direitos e Deveres do Consumidor e Fornecedor oferece orientação valiosa aos associados da CDL/Joaçaba

Você também pode gostar:

23/04/2024

CDL Chapecó comemora 55 anos em defesa do comércio lojista

22/04/2024

Alunos concluem a 6ª turma da Escola de Vendas da CDL Brusque

18/04/2024

Palestra sobre Direitos e Deveres do Consumidor e Fornecedor oferece orientação valiosa aos associados da CDL/Joaçaba