Semana Lojista

CDL Praia Grande é parceira do “Lixeira Sustentáveis”

Resíduos são retirados da natureza

A primeira edição do Lixeira Sustentáveis aconteceu no sábado e domingo, 14 e 15 de outubro, em Praia Grande. O projeto visa ações, à curto e longo prazo, de coleta de resíduos depositados de forma inadequada nas vias de acesso ao pontos turísticos da região dos Canyons, sensibilização, conscientização e educação ambiental, mobilizar a comunidade em prol de um ambiente mais limpo e saudável, implementação de lixeiras sustentáveis em pontos estratégicos e dar o destino correto aos materiais descartados e da importância da reciclagem.

As atividades iniciaram na manhã de sábado com a faxina do Faxinal, contando com dezenas de voluntários de diversos setores da sociedade como: CDL local, empresários, operadores de turismo, guias turísticos, patrocinadores do evento entre outros.

Os voluntários se dividiram em duas frentes. Enquanto um grupo descia a serra do Faxinal coletando o lixo descartado de forma irregular, o outro se reuniu em frente ao Café da Serra para fazer um pedágio solidário visando coletar fundos para dar continuidade ao projeto, além da entrega das lixeiras veiculares e fazer um trabalho de conscientização.

Já na tarde de domingo, na praça São Sebastião, foram realizadas diversas atividades, como arrecadação de lixo eletrônico e latas de alumínio. Quem participou, pode prestigiar apresentações de grupos de dança formados por crianças da comunidade.

Ao lado do coreto foi exposto todo o lixo coletado na serra do Faxinal no dia anterior. Em discurso, o prefeito de Praia Grande, Henrique Maciel, destacou a importância do projeto para a qualidade de vida dos moradores, assim como também para a manutenção de um dos principais atrativo para os turistas que visitam a região, a biodiversidade da natureza que cercam os canyons.

“Somente juntar o lixo é paliativo. Precisamos de um trabalho de conscientização, começando pelas crianças, envolvendo as escolas e a comunidade local, e mostrar aos turistas que a cidade está se preparando para bem recebê-los, tornando as ações uma mídia positiva para toda a região”, afirma a idealizadora e coordenadora do projeto, Elisabete Zanfir.

Os próximos passos do Projeto Lixeira Sustentável já estão sendo elaborados. O foco agora será trabalhar a educação ambiental nas escolas, desenvolvendo atividades com os alunos do ensino público visando despertar neles a consciência das boas práticas ambiental, como a separação do lixo dentro de casa e o descarte correto nas lixeiras.

Equipe do mutirão de limpeza

 

MAIS DA Semana Lojista 809
  • Retomada da Confiança

    Continue lendo Clique e leia
  • Café Colonial da CDL Irani é sucesso de público

    Continue lendo Clique e leia
  • Ex-presidente da CDL Ibicaré é o novo diretor do 35º Distrito

    Continue lendo Clique e leia
  • Recicla CDL na Escola chega a final em Vitor Meireles

    Continue lendo Clique e leia
  • CDL Santo Amaro da Imperatriz incentiva jovens inventores

    Continue lendo Clique e leia
  • CDL Blumenau realiza novo Fórum Análise de Crédito

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais