As CDLS na frente

25/10/2017|

15:36

Recicla CDL na Escola: teatro leva conhecimento a Concórdia

Em Concórdia, o Recicla CDL na Escola, desenvolvido pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC) em conjunto com a CDL Concórdia, segue com a programação de apresentações. Na tarde de terça-feira, 24 de outubro, foi a vez dos alunos do 1º ao 4º ano da Escola de Educação Básica Walter Fontana aprenderem mais sobre reciclagem e os cuidados com o meio ambiente.

De maneira lúdica, as atrizes do Carretel Cia Teatral chamaram a atenção dos alunos que vibraram com a peça “Mundo Seco”. Segundo a diretora social da entidade, Sueli Solenta, o novo formato do projeto surpreende pelo envolvimento dos pequenos, que acreditam que juntos serão os super-heróis do meio ambiente. “Através da proposta da Liga Sustentável criamos essa diferente forma de ensinar sobre preservação, de maneira mais atrativa, pois a linguagem do teatro tem esse poder de fluir com a imaginação e também orientar esses que serão os disseminadores das boas práticas sustentáveis”.

O diretor de sustentabilidade, Idemar Guizzo, igualmente destacou a forma divertida na qual os alunos absorvem conhecimento sobre o tema. “Quanto mais cedo for abordado o assunto com as crianças, maiores serão as chances de despertar a consciência pela preservação. Acreditamos que ela aprende mais com aquilo que vê, por isso, apostamos neste modelo”.

A diretora da escola, que inclusive celebra este ano 50 anos, Rafaela Franke, confirma a importância do projeto. “Os alunos entenderam mais sobre como cuidar do meio ambiente, dicas de economizar água, cuidados com as árvores e a maneira correta de destinar o lixo, em especial o eletrônico”. A escola já possui um projeto focado em ações sustentáveis, mas com o teatro a instituição de ensino conseguiu reforçar esse modelo e ampliar as possibilidades. Um dos lemas da escola é preservação e conservação do patrimônio.

“Acreditamos na força da coletividade para transformarmos a sociedade começando pelas boas práticas no ambiente escolar, e com a peça, temos a certeza que eles devem chegar em casa ensinando os pais e familiares o quanto é pertinente economizar água, evitando banhos prolongados, separando o lixo doméstico, entre outras dicas simples, mas que fazem a diferença”, conclui a diretora.

Após a apresentação teatral as turmas receberam um tema de casa que deverá ser replicado aos demais por meio das professoras. “Nos próximos dias eles terão uma incumbência coletar o lixo eletrônico e trazer na escola em um espaço que criamos de maneira especial para isso. Os materiais como celulares, televisores, rádios, pilhas e demais eletrônicos que serão coletados terão o destino correto. É um projeto simples, mas que tem sim o poder da transformação”, explica Guizzo.

O projeto Recicla CDL nas Escolas de Concórdia segue com o cronograma, a próxima escola contemplada será a Escola Básica Giuseppe Sette. “Iniciamos com a proposta de três apresentações, mas devido ao envolvimento das escolas acreditamos que teremos que ampliar as atividades no próximo ano. A ideia que deu certo pode servir inclusive de modelo para as demais entidades, pois nosso objetivo é compartilharmos essa boa prática”, finaliza o diretor de sustentabilidade.

 

Atrizes do Carretel Cia Teatral com equipe da CDL

 

Compartilhe

Newsletter

Receba no seu email o conteúdo do Blog da FCDL/SC

Últimas postagens

18/04/2024

Palestra sobre Direitos e Deveres do Consumidor e Fornecedor oferece orientação valiosa aos associados da CDL/Joaçaba

12/04/2024

CDL promove palestra para mais de 600 pessoas

12/04/2024

“Parar de vender e começar a fazer o cliente comprar”

Você também pode gostar:

18/04/2024

Palestra sobre Direitos e Deveres do Consumidor e Fornecedor oferece orientação valiosa aos associados da CDL/Joaçaba

12/04/2024

CDL promove palestra para mais de 600 pessoas

12/04/2024

“Parar de vender e começar a fazer o cliente comprar”