Semana Lojista
Observatório Social faz balanço de atividades à CDL Lages

Criado há quatro anos e com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Lages, o Observatório Social tem obtido importantes resultados em suas ações. A economia direta para os cofres públicos no valor de R$ 4 mi é um deles. Na terça-feira, 31 de outubro, o presidente Fabiano Ventura e o voluntário Sérgio Dalagnol apresentaram à diretoria da CDL parte do trabalho feito e objetivos alcançados no último quadrimestre.
Além de acompanhar os processos licitatórios com a análise de editais, os certames e entregas dos produtos, o Observatório participa e realiza alguns eventos, como palestras de educação fiscal em escolas públicas. “A longo prazo ganharemos muito, pois estamos fomentando o exercício da cidadania com essas crianças”, destaca Fabiano.
Sérgio é um dos vários voluntários que atuam junto ao Observatório. Ele dedica quatro dias da semana a este trabalho. A fiscalização de produtos que chegam para o município é uma das atividades, especialmente os destinados à Educação, como merenda e produtos de higiene e limpeza.
“Precisamos estar atentos às entregas. No meu carro tem todo tipo de objeto de medida. Um dia desses medi uma mostra de papel higiênico e, para nossa surpresa, a metragem era inferior ao que tinha sido comprada”. Esse é apenas um dos casos verificados e com o apoio da administração pública municipal. “A abertura e compreensão são fundamentais para o nosso trabalho”, reforça.
O poder legislativo também é fiscalizado pelo Observatório Social. Neste ano houve um levantamento sobre quantas e quais foram as matérias produzidas pelos vereadores. A equipe também acompanha os gastos da Casa Legislativa.
Na próxima semana, será lançada uma parceria com a Uniplac para incentivar os acadêmicos da instituição, especialmente os da Engenharia Civil, a realizarem o acompanhamento dos processos licitatórios das obras públicas no Município.
Demais discussões
Durante a reunião da diretoria, a reforma de lei trabalhista esteve na pauta. Sobre o assunto, a CDL pretende fazer encontro com especialistas para esclarecer os pontos de mudança na legislação.
Com a proximidade do Natal, a entidade faz sugestão de horários especiais de atendimento ao público em estabelecimentos comerciais e supermercados. Os detalhes foram ajustados nessa reunião.