As CDLS na frente

08/11/2017|

18:00

Alerta de alagamentos: conquista da CDL Joinville

A Defesa Civil de Joinville demarcou na quarta-feira, 1º de novembro, os primeiros pontos de referência para alerta de alagamento. Vinte adesivos foram colados nos postes em diferentes pontos da rua Nove de Março, entre a rua Dr. João Colin e a Travessa Bachmann, no centro da cidade. A sinalização aponta o limite máximo de água que vai acionar o alerta da Defesa Civil para o plano de contingência.

Esta ação faz parte do aprimoramento do Plano de Contingenciamento e tem a participação da Defesa Civil, do Departamento de Trânsito (Detrans), da Guarda Municipal, da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), de empresas de ônibus e da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), que em setembro criou uma comissão para tratar das demandas da área central e destacou a prevenção aos alagamentos como uma das prioridades.

O vice-presidente financeiro da CDL e coordenador da comissão, José Manoel Ramos, explica que o objetivo da medida é levar uma efetiva e rápida ação para que, na hora em que o alagamento atingir o nível estabelecido pela Defesa Civil, todo o trânsito seja deslocado para outros locais, a partir de vários canais de comunicação, informando também os usuários do transporte coletivo. Desta forma, se evita que as ondas provocadas por veículos nas áreas alagadas causem prejuízo ao comércio.

Segundo o gerente da Defesa Civil, Márnio Luiz Pereira, a rua Nove de Março faz parte do projeto-piloto e outros pontos da cidade também vão receber a sinalização. “Estamos fazendo um trabalho integrado com os demais setores para minimizar ao máximo o impacto dos alagamentos no centro da cidade na rotina das pessoas”, afirmou.

Com a sinalização implantada, todas as vezes que o nível de águas atingir a demarcação colocada nos postes, a Defesa Civil aciona o Plano de Contingência. Uma das ações do plano é suspender o trânsito de ônibus nas vias atingidas. “Os ônibus passam a transitar por locais de transbordo definidos no planejamento”, explica Márnio.

São seis os pontos de transbordo embarque e desembarque de passageiros definidos para desviar o trânsito de ônibus das áreas de alagamento na região central. Eles são situados em locais estratégicos nas ruas João Colin, Princesa Izabel, Padre Carlos, Sete de Setembro, Mário Lobo e avenida Getúlio Vargas.

Com a aproximação do Verão, estação em que as fortes enxurradas são mais frequentes, a ação da Defesa Civil vai melhorar as ações de respostas e minimizar os transtornos sofridos por motoristas, pedestres, usuários do transporte coletivo e donos de lojas.

Dirigentes da entidade acompanham os trabalhos

Compartilhe

Newsletter

Receba no seu email o conteúdo do Blog da FCDL/SC

Últimas postagens

12/04/2024

CDL promove palestra para mais de 600 pessoas

12/04/2024

“Parar de vender e começar a fazer o cliente comprar”

05/04/2024

CDL Brusque realiza mais uma edição do Sábado Fácil neste dia 6 de abril

Você também pode gostar:

12/04/2024

CDL promove palestra para mais de 600 pessoas

12/04/2024

“Parar de vender e começar a fazer o cliente comprar”

05/04/2024

CDL Brusque realiza mais uma edição do Sábado Fácil neste dia 6 de abril