As CDLS na frente

29/11/2017|

18:00

Brusque vence etapa estadual do Recicla CDL na Escola

Uma heroína que protege o planeta com seus poderes de dar a destinação correta ao lixo produzido. Essa foi a inspiração de Camilly Vitória Melzi, estudante do 5º ano da Escola de Ensino Fundamental Prof. José Vieira Côrte, para o desenho vencedor da categoria municipal e estadual do Recicla CDL na Escola.

O desafio foi proposto em sala de aula pela professora Adriana Beatriz Pacher Raach, que trabalhou o tema do concurso de educação ambiental promovido pela FCDL e CDL Brusque com os estudantes do 5º ano. O desenho de Camilly surpreendeu a comissão de jurados no mês de outubro e, no dia 1º de novembro, a estudante foi premiada com uma mochila e um kit escolar da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL), além de um tablet entregue pela CDL Brusque.

A partir daí, o trabalho da estudante seguiu para etapa estadual, junto à FCDL, e, lá, também arrancou elogios dos avaliadores. Tanto que foi um dos vencedores do concurso, e será estampado no calendário da Federação, em 2018.

Na tarde de terça-feira, 28 de novembro, o presidente da CDL Brusque, Michel Gartner Belli, fez a entrega dos prêmios da etapa estadual à Camilly Vitória e à professora Adriana, um tablete para cada uma. Segundo Belli, é motivo de orgulho para a entidade ter uma estudante do município entre as vencedoras.

“Vemos que o concurso é um incentivo não só à criança, como aos professores da rede municipal de ensino, pois eles veem o resultado acontecendo nos alunos. A sementinha que plantamos em 2016, com a primeira edição do concurso na cidade, já deu resultados agora em 2017. O desenho da Camilly foi magnífico, tanto a técnica de pintura como a ideia do desenho, a mensagem que ela quer passar”, afirmou o dirigente lojista. “A CDL Brusque continuará promovendo esse concurso, pois vimos que dá um resultado positivo e é a educação que vai fazer nosso país e o mundo afora, ser um lugar melhor para convivermos”, ressaltou.

Para a professora Adriana, o concurso foi uma oportunidade de trabalhar um tema tão importante com os alunos e promover com uma reflexão sobre o planeta. A proposta foi tão interessante, que a professora resolveu estender o tema aos estudantes das demais turmas em que atua. “Estou muito feliz com o resultado e percebo o quanto ele motivou os alunos. Quando eu falei para o grande grupo que a Camilly foi selecionada e venceu as duas etapas, municipal e estadual, isso motivou os demais”, comentou.

Camilly Vitória era só alegria com o resultado do concurso. “Desde quando a professora falou em criar um herói, eu já imaginei ele protegendo o lixo, porque o que mais tem no mundo é lixo que está poluindo. Daí me veio a ideia do herói proteger o mundo todo, não só uma rua ou uma cidade. Pensei no escudo do Capitão América e criei uma heroína protetora do planeta. Estou muito feliz que esse desenho tenha sido escolhido”, complementou.

O Concurso
O Recicla CDL na Escola foi promovido pelo segundo ano pela CDL Brusque. Através da pergunta ‘Se você fosse um herói da Liga Sustentável, o que faria para defender o planeta do aquecimento global’, os alunos tiveram que desenvolver redações e desenhos que foram selecionados por uma banca avaliadora.
O concurso é promovido desde 2011 pela FCDL/SC e o objetivo é levar a estudantes da rede escolar pública municipal de Santa Catarina a missão de pensar sobre a sustentabilidade e sobre como a ação humana pode contribuir com a preservação ambiental. A edição 2017 envolveu 141 municípios catarinenses na disputa, envolvendo mais de 152 mil alunos de 860 escolas.

Compartilhe

Newsletter

Receba no seu email o conteúdo do Blog da FCDL/SC

Últimas postagens

18/04/2024

Palestra sobre Direitos e Deveres do Consumidor e Fornecedor oferece orientação valiosa aos associados da CDL/Joaçaba

12/04/2024

CDL promove palestra para mais de 600 pessoas

12/04/2024

“Parar de vender e começar a fazer o cliente comprar”

Você também pode gostar:

18/04/2024

Palestra sobre Direitos e Deveres do Consumidor e Fornecedor oferece orientação valiosa aos associados da CDL/Joaçaba

12/04/2024

CDL promove palestra para mais de 600 pessoas

12/04/2024

“Parar de vender e começar a fazer o cliente comprar”