As CDLS na frente

04/12/2017|

19:42

CDL Jovem de Chapecó: premiação do Recicla CDL na Escola

“Se você fosse um herói da Liga Sustentável, o que você faria para defender o planeta do aquecimento global?” Foi essa a pergunta que a pequena Bruna Correa, de 10 anos, teve que responder na redação da 7ª edição do Recicla CDL na Escola, promovido pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC), e executado em Chapecó por meio da CDL e da CDL Jovem. Bruna é estudante do 6º ano da E.B.M Clara Urmann Rosa e teve a redação escolhida como a melhor do município.

“Eu criaria uma área de reflorestamento em cada canto do mundo. Jardins comunitários para embelezar o planeta, utilizaria energias renováveis e distribuiria sementes para aumentar as áreas verdes das cidades”, relatou Bruna. Para a pequena foi uma surpresa ganhar o concurso. “Eu sempre gostei muito de escrever, não imaginava que seria a campeã, mas fiquei muito feliz”, disse.

Assim como Bruna, Beatriz dos Santos, de 11 anos, estudante da E.B.M Água Amarela, foi premiada na categoria de desenho. “Eu desenhei a Liga Sustentável a partir do filme que assistimos na escola. No meu desenho a garotinha que tinha o poder da água conseguiu encher os lagos e não faltava mais água. Estou muito feliz por ter sido escolhida a vencedora e isso só me incentiva a ser ainda melhor com o meio ambiente todos os dias”, contou.

As alunas receberam um kit de mochila e material escolar da FCDL/SC. Além disso, elas representaram a cidade na fase estadual do concurso, onde disputaram a final com representantes de outros 141 municípios.

Ao todo, cinco Escolas Básicas municipais foram premiadas pelo concurso em Chapecó. Participaram das ações alunos da 1ª a 5ª série, na categoria desenho, e do 6ª a 9ª séries, na categoria redação. As cinco escolas participantes selecionaram e encaminharam a atividade que cada comunidade considerou a melhor. Os selecionados receberam de presente da equipe da CDL Jovem Chapecó e da Secretaria de Educação, camisas da Chapecoense e material escolar.

O diretor-presidente da CDL Jovem, Alexandre Brum, explicou que o projeto acontece na Rede Municipal de Ensino desde 2011 como uma iniciativa da FCDL/SC e apoio da CDL Chapecó. “São entregues cartilhas com informações e material de apoio para que os professores trabalhem esta temática na instituição de ensino e incentivem os alunos a pensarem nas questões ambientais de uma forma diferente”.

De acordo com o presidente da CDL Chapecó, Clóvis Afonso Spohr, o objetivo do concurso é fomentar os conceitos de educação ambiental para o maior número possível de crianças e adolescentes. “Essa edição superou as expectativas, tanto em participação como em qualidade dos trabalhos”.

A 7ª edição do Recicla CDL na Escola levou uma missão especial a 152.102 mil alunos de 860 escolas municipais de 141 cidades catarinenses. Os números de estudantes e unidades de ensino inscritos foram os maiores já registrados no Recicla CDL na Escola. Em 2016, 138.211 mil alunos de 800 escolas participaram do concurso. Os números de alunos em 2017 representam um acréscimo 10% em relação ao ano passado.

“Nos engrandece saber do alcance do concurso e ver que o movimento lojista está ciente da importância dos cuidados com a natureza e o ambiente em que vivemos. Sabemos que a educação é o meio principal para alcançarmos as significativas mudanças que o mundo tanto precisa nas mais diversas áreas”, afirma o presidente da FCDL/SC, Ivan Tauffer.

DESTAQUES MUNICIPAIS
A CDL Jovem Chapecó e a Secretaria de Educação do município optaram por premiar os estudantes destaques de cada escola. Na E.B.M Victor Meireles Willian Gabriel Miranda foi premiado com o desenho e Maria Faccin na redação. Na E.B.M Água Amarela, além de Beatriz que foi a campeã municipal, Kailainy Piovezan foi a premiada na escola pelo desenho. Mariana Farezin ganhou como melhor redação na E.B.M Clara Urmann e Bruna Correa foi a campeã na escola e no município.
Na E.B.M Herbert de Souza os ganhadores foram Keila Klaus na redação e Wilson no desenho. E na E.B.M Olímpio Figueiró Emily de Lima foi premiada como melhor redação e Isabella Flores como melhor desenho.

Beatriz teve o melhor desenho do município

Compartilhe

Newsletter

Receba no seu email o conteúdo do Blog da FCDL/SC

Últimas postagens

18/04/2024

Palestra sobre Direitos e Deveres do Consumidor e Fornecedor oferece orientação valiosa aos associados da CDL/Joaçaba

12/04/2024

CDL promove palestra para mais de 600 pessoas

12/04/2024

“Parar de vender e começar a fazer o cliente comprar”

Você também pode gostar:

18/04/2024

Palestra sobre Direitos e Deveres do Consumidor e Fornecedor oferece orientação valiosa aos associados da CDL/Joaçaba

12/04/2024

CDL promove palestra para mais de 600 pessoas

12/04/2024

“Parar de vender e começar a fazer o cliente comprar”