As CDLS na frente

01/03/2018|

12:27

Programa Jovem Aprendiz é detalhado na CDL Fraiburgo

O formato e dos detalhes do programa Jovem Aprendiz para Fraiburgo foram apresentados na cidade na manhã de quarta-feira, 28 de fevereiro, no auditório da CDL do município.

A iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) visa qualificar adolescentes e jovens para o desempenho de atividades relacionadas aos serviços de vendas e promover o desenvolvimento de competências que favoreçam a empregabilidade e permanência no mercado do trabalho.

A analista de formação profissional do Senac, Maristela Cheron, definiu o encontro como um momento importante. Para ela, algumas definições comprovam o empenho das partes envolvidas. “Hoje reunimos alguns empresários para explicar a metodologia do programa, explicando a eles como acontece o processo de contratação deste jovem na empresa, explicamos também a lei da aprendizagem e como vai funcionar o curso aqui em Fraiburgo, que tem previsão de início para mês de maio”, explica.

O local a onde vão acontecer as aulas presenciais também já foi definido. “Faremos as aulas presenciais na Escola de Educação Básica Municipal Padre Biagio Simonetti”, explica.

Para esta primeira turma, do curso de aprendizagem em vendas, estão previstas a abertura de 35 vagas. Neste meio tempo a organização aguarda a solicitação de vagas por parte das empresas. “Assim que estas solicitações forem encaminhadas para o Senac, iremos repassar para CDL uma lista destas empresas, e a CDL irá repassar para comunidade”, finaliza Maristela.

O presidente da CDL Fraiburgo, Isaque Dutra de Lima, disse que o programa Jovem Aprendiz será um grande ganho para comunidade em geral “A gente tinha uma deficiência na formação profissional para atividades comerciais em Fraiburgo e agora temos a oportunidade de qualificar o profissional, até mesmo antes de ele ingressar no mercado de trabalho, isso será um grande ganho para nossa gente”, afirma.

O presidente do Sindicado do Comércio de Fraiburgo (Sincof), Claudio Antônio Padilha, afirma que o momento será muito importante para o segmento.

Saiba mais
O Programa Jovem Aprendiz do Senac SC atua no desenvolvimento de jovens de 14 a 24 anos encaminhados pelas empresas do comércio, que estejam matriculados e frequentando o ensino regular ou Educação de Jovens e Adultos. Esse programa visa ao cumprimento da Lei nº 10.097, do Decreto-Lei nº 8.622 e do Decreto-Lei 5598, que dispõem sobre a aprendizagem para os comerciários.

Para participar do programa, a empresa deverá entrar em contato com o Senac e seguir o procedimento necessário para abrir as vagas. Em seguida, poderá contratar o número de jovens que participarão do programa, tendo total liberdade para selecionar o aprendiz conforme os dispositivos legais pertinentes à aprendizagem.

O contrato de trabalho é ajustado por prazo determinado, sendo que o empregador se compromete a assegurar ao jovem formação técnico-profissional compatível com o seu desenvolvimento e, o jovem, a executar com zelo as tarefas necessárias à sua formação. Além de capacitar um trabalhador de acordo com o perfil da empresa, o empregador proporciona a muitos jovens a oportunidade de investir na carreira profissional.

Compartilhe

Newsletter

Receba no seu email o conteúdo do Blog da FCDL/SC

Últimas postagens

24/04/2024

CDL Videira pede mais segurança

23/04/2024

CDL Chapecó comemora 55 anos em defesa do comércio lojista

22/04/2024

Alunos concluem a 6ª turma da Escola de Vendas da CDL Brusque

Você também pode gostar:

24/04/2024

CDL Videira pede mais segurança

23/04/2024

CDL Chapecó comemora 55 anos em defesa do comércio lojista

22/04/2024

Alunos concluem a 6ª turma da Escola de Vendas da CDL Brusque