As CDLS na frente

07/03/2018|

13:37

CDL Brusque homenageia diretoras no Dia da Mulher

Em 2019, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Brusque comemora 50 anos de fundação. E, durante esse período, duas mulheres se destacaram na diretoria da entidade. Eni Terezinha Barni e Claudete Willrich Sani, empresárias destemidas e inspiradoras que, além das atribuições pessoais e profissionais, acreditam no espírito associativista e contribuem, decisivamente, para o desenvolvimento do comércio e da comunidade.

Faz cerca de 30 anos que Eni recebeu o convite para participar do Sindicato Patronal e se tornou a primeira diretora da entidade. Esse envolvimento inicial, no entanto, lhe rendeu ainda mais um convite: um cargo na direção da CDL Brusque.

“Relutei um pouco, refleti bastante. Mas pensei que era hora de fazer uma mudança. Acreditei que, como mulher, poderia mudar a cara das entidades para melhor, além de buscar motivação para o crescimento”, conta a Eni.

Talvez seja essa uma característica natural de quem aprendeu a conciliar múltiplas habilidades. O fato é que a mulher também tem bastante facilidade de unir e apaziguar situações, ainda que relacionadas ao mundo dos negócios. “Ela é conciliadora, consegue enxergar um pouco além. A mulher que sabe se posicionar conquista seu espaço e pode revolucionar qualquer coisa porque sempre coloca à frente o ser, e não o ter”, acrescenta Eni.

Nesta proximidade do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, Eni destaca a contribuição que as mulheres empresárias dão para o comércio de Brusque e região. “Na minha loja, quem escolhe sapatos não é nenhum homem. Sou eu e as minhas filhas. Aqui na cidade temos lojas tão boas comandadas por mulheres. E temos também estilistas que criam a moda”, observa.

Apesar do expressivo número de empreendedoras, a participação em entidades de classe ainda é baixa. O principal motivo, segundo Eni, é a falta de tempo. “Eu entendo. Realmente a mulher não tem tempo porque faz muito mais coisas do que os homens. Ela cuida da casa, dos filhos, do trabalho”, explica Eni.

Durante muitos anos a empresária recebeu convite para se tornar a primeira mulher presidente da CDL Brusque, mas nunca aceitou. Antes de tomar decisões, Eni costuma refletir sobre o impacto da escolha e, nesse caso, teria que abrir mão do pouco tempo que já tem para se dedicar à família. Ela nunca almejou o cargo e, tampouco, se importa com títulos. Por isso, permanece como suplente, na “lanterninha do negócio” como descreve. Faz a diferença em silêncio.

Entre as principais memórias destes 30 anos de atuação no associativismo, Eni destaca a conquista do Centro Empresarial, o show de prêmios sorteado pela CDL Brusque nas campanhas de Natal e a realização do Sábado Fácil, cujo nome foi sugestão de uma de suas filhas e aprovado pela diretoria da entidade.

Trabalhar é bom
Faz 20 anos que a empresária Claudete Willrich Sani recebeu o convite de Eni para se tornar diretora da CDL Brusque. Logo nas primeiras reuniões ela passou a se identificar com o trabalho realizado, sobretudo por discutir assuntos relacionados à cidade, ao Centro de Brusque e aos bairros do município. Na época, o presidente era Eleutério Graf, além de diretores como os empresários Vanderlei de Limas, Luciano dos Santos e Ademar Sapelli.

“É uma turma bacana, nunca tive problemas. No começo estava descobrindo o ambiente, me sentia um pouco acanhada em dar opinião. Depois, passei a participar mais, trocar ideias e experiências com outros diretores e participei de convenções estaduais e nacionais. Aprendi que na mesma reunião há opiniões diferentes, mas, juntos, seguimos a mesma direção”, lembra Claudete.

Assim como Eni, ela tem a certeza de que Brusque concentra grandes empreendedoras e lamenta a baixa participação do público feminino nas atividades associativistas. “Sinto falta de mais mulheres na diretoria, embora entenda a condição de cada uma. O nosso trabalho nunca termina. Não são apenas às 8h na empresa. As tarefas continuam em casa, no cuidado com os filhos. Às vezes é difícil sair para uma reunião, ainda que uma vez por mês”, acrescenta.

Para Claudete, nem todas as mulheres entendem os benefícios e o crescimento pessoal e profissional trazido por esse tipo de envolvimento. “É diferente de estar sempre com o mesmo grupo, com as mesmas pessoas, com as mesmas ideias. Quando a gente participa de encontros, palestras e jantares, conversa com pessoas até de ramos diferentes e novas ideias surgem. Também tomamos conhecimento de situações difíceis e que podem ser ajudadas através da CDL”, destaca.

Assim como Eni, Claudete gosta de acreditar que sua presença faz diferença na direção da entidade. Segundo ela, a mulher coloca mais emoção nos projetos que abraça e geralmente mantém a calma em diálogos mais acalorados. Talvez por isso ela já tenha recebido o convite para ser presidente da entidade, mas, por questões pessoais, precisou declinar.

Entre as principais conquistas que Claudete vivenciou na CDL Brusque, ela destaca a construção do Centro Empresarial, a doação de todo o sistema de câmeras de vigilância para a Polícia Militar e o parcelamento do ICMS de dezembro nos meses de janeiro e fevereiro – esta última via CDL Estadual.

Neste Dia Internacional da Mulher, Claudete deixa um recado para as lojistas. “Gosto de ser empresária. Quando era pequena, minha mãe dizia para ter uma profissão e não depender de ninguém. Sempre ajudei na farmácia. Depois fui estudar fora, mas, nas férias, estava sempre trabalhando. Aprendi que trabalhar é bom, seja passando um pano no chão ou medindo a pressão arterial de uma pessoa no carro. Porque a mulher empresária é assim: ela faz o que é preciso”, finaliza.

Claudete fala sobre papel da mulher no movimento lojista

Compartilhe

Newsletter

Receba no seu email o conteúdo do Blog da FCDL/SC

Últimas postagens

18/04/2024

Palestra sobre Direitos e Deveres do Consumidor e Fornecedor oferece orientação valiosa aos associados da CDL/Joaçaba

12/04/2024

CDL promove palestra para mais de 600 pessoas

12/04/2024

“Parar de vender e começar a fazer o cliente comprar”

Você também pode gostar:

18/04/2024

Palestra sobre Direitos e Deveres do Consumidor e Fornecedor oferece orientação valiosa aos associados da CDL/Joaçaba

12/04/2024

CDL promove palestra para mais de 600 pessoas

12/04/2024

“Parar de vender e começar a fazer o cliente comprar”