Semana Lojista
CDL Blumenau realiza nova edição do Fórum Análise de Crédito

A CDL Blumenau realizou mais uma edição do Fórum Análise de Crédito, na manhã de quarta-feira, 25 de abril. O encontro ocorre mensalmente e, nesta edição, contou com a participação de 17 pessoas, entre eles o facilitador Jorge Luiz Caresia, a psicóloga Viviane Giombelli e a coordenadora do SPC da CDL Blumenau, Marise Stribel Pogalski. O público são profissionais que atuam na análise de liberação de crédito e do setor financeiro.
Dando continuidade ao que foi discutido no último encontro, os participantes aprofundaram tema que envolve como lidar com os interesses profissionais do analista de crédito e do vendedor. “De forma geral, o vendedor quer fechar a venda e atingir as metas, enquanto o analista de crédito precisa garantir que o pagamento será efetuado pelo cliente”, destacou o facilitador Caresia.
Os participantes colocaram as dificuldades enfrentadas no dia a dia e, muito importante, apontaram diversas opções de como solucionar ou pelo menos amenizar essa situação. As orientações apresentadas foram:
– Convidar os vendedores para conhecer e acompanhar o trabalho do analista de crédito e do setor financeiro. Assim eles entenderão, por exemplo, como se abre uma ficha de cadastro, como se faz a análise do crédito, quais os critérios necessários e, finalmente, a tomada de decisão. O objetivo é que os vendedores tenham entendimento e compreendam a importância deste trabalho.
– Explicar ao vendedor porque a venda não foi aprovada e, se for o caso, mostrar os dados.
– Criar vínculo com os vendedores para que haja uma relação de confiança. Essa relação é muito importante, pois se o analista não fizer esse relacionamento com o vendedor, o cliente acaba por fazer e se vendendo para o vendedor como bom pagador. A palavra chave é relacionamento.
– Criar histórico dos vendedores, apontado se houve ou não inadimplência das vendas dele. Deste modo, o analista tem base real para saber se pode ou não liberar o crédito quando o vendedor pede e para criar consciência no vendedor.
Durante o encontro, os participantes também comentaram sobre a influência da alta rotatividade dos funcionários nesse processo de entendimento entre os colaboradores e a compreensão das funções. “É importante sempre se colocar no lugar do outro e isso depende bastante de uma equipe madura”, destacou Caresia.
Outra questão discutida foi a importância de compreender as regras da empresa. “As regras estão ali para serem seguidas, mas antes disso é preciso que elas tenham significado e façam sentido para os colaboradores”, argumentou Viviane.
Dinâmica
Um dos destaques do encontro foi a dinâmica realizada pela psicóloga. Por meio da técnica psicodramática inversão de papéis, Viviane pediu para uma participante, que é analista de crédito, fazer o papel de um vendedor com o qual ela trabalha.
Por meio de perguntas, a psicóloga conseguiu fazer com que a convidada tivesse outro olhar sobre esse relacionamento profissional e despertar nos demais o interesse de fazer a autoanálise da situação no local de trabalho.
Para finalizar o encontro, Caresia fez um breve resumo do que foi tratado, com ênfase para a importância do bom relacionamento entre a equipe. Cada um dos participantes também falou sobre o aprendizado principal da reunião. Para Marise, a palavra é empatia. “Precisamos ter foco na empatia, o que contribui para entender o processo e alcançar os resultados”, comentou a coordenadora do SPC, da CDL Blumenau.
Fórum Análise de Crédito
O próximo encontro do Fórum Análise de Crédito será no dia 30 de maio, no auditório da CDL Blumenau. Para participar do encontro basta confirmar a presença com Marise pelo e-mail spc@cdlblumenau.com.br ou pelo fone (47) 3221-5705. A participação é gratuita, independentemente da quantidade de funcionários por empresa.
O Fórum Análise de Crédito reúne profissionais que trabalham direta ou indiretamente com vendas no crediário. Com o apoio de um facilitador e uma psicóloga, o grupo discute melhorias, novidades e cases positivos sobre análise e concessão de crédito, além de técnicas para a uma cobrança mais eficaz.