As CDLS na frente

07/05/2018|

20:00

Pittol Calçados é destacada com a Comenda Samuel Schubert

O empresário, Marco Pitól, do Grupo Pittol Calçados, através de indicação da CDL Concórdia, recebeu a Comenda de Honra ao Mérito Samuel Schubert na noite de sexta-feira, 4 de maio, durante solenidade de abertura do 18º Encontro Catarinense de Líderes Lojistas no resort Costão do Santinho, em Florianópolis.

Considerada a mais alta homenagem do varejo catarinense, a Comenda valoriza empresários que tenham prestado ou ainda desempenham relevante papel para o desenvolvimento do movimento lojista e empresarial. Diretor de uma das maiores redes do varejo do Sul do Brasil com mais de 900 colaboradores, o empresário agradeceu a indicação e em exclusivo o carinho da entidade. “Uma honra receber uma homenagem como essa ao lado dos demais indicados. Empreender não é tarefa fácil, porém, com muito esforço, conseguimos atravessar dificuldades e continuamos apostamos no Estado para crescermos e nos desenvolvermos ainda mais em todos os aspectos”.

O empresário é o 11º da lista de 12 filhos de Serafim e Hermelinda Pittol, que herdou do pai o espírito empreendedor. A família Pittol faz parte da história dos 48 anos de fundação da CDL Concórdia, sendo uma das empresas responsáveis pela criação e construção da sede própria.

Segundo o presidente da entidade, Heldemar Maciel, a Comenda é um presente para a classe concordiense, pois, além de reconhecer uma das maiores empresas do setor lojista do município, pontua o trabalho da entidade de quase cinco décadas, na qual o empresário teve enorme envolvimento. “A fundação da CDL Concórdia passa pelas mãos de empresários como o Marco Pitól, que acreditam na força da classe para a construção de uma economia cada vez mais pujante, e que emprega milhares de pessoas e gera qualidade de vida para os catarinenses. Quando indicamos o empresário tínhamos convicção do acentuado papel do Grupo Pittol para o varejo brasileiro”.

Atuando desde o início da entidade, o homenageado foi presidente em 1989, vice por três mandatos e atuou em diferentes pastas dentro da diretoria, sendo hoje conselheiro consultivo. Na lista das atuações em benefício do movimento de 1993 a 1995 foi diretor Distrital e participou dos mais relevantes períodos da entidade como na implantação e informatização do sistema CDL/SPC. Em 1986 teve enorme participação na luta pela inclusão da CDL Concórdia na condição de Utilidade Pública, igualmente foi criador de importantes serviços como CDL Assistencial que inclusive serviu de modelo para as demais CDLs.

O empresário mantém participação ativa nas discussões que envolvem a implantação de políticas que fomentem o comércio, que defendam o empresariado e assim ampliem as possibilidades de fortalecimento do setor. Pitól também é um forte defensor do serviço de proteção ao crédito e participa das diferentes ações promovidas pela entidade como campanhas de vendas e capacitações profissionais. Na entidade recebeu ao longo desta trajetória diferentes homenagens.

O título conferido a cada dois anos pela Federação é entregue para três lideranças. Neste ano além do empresário concordiense, foram agraciados o contador, Jorge Ronaldo Pohl, de Joaçaba, e o empresário, Frederico João Hardt, de Indaial. A Comenda criada em 2011, é destinada para importantes personalidades catarinenses que façam parte da classe política, do setor social ou estejam ligados diretamente ao movimento empresarial.

Entenda melhor quem foi Samuel Schubert: se destacou desde jovem como uma forte liderança no movimento lojista, aos 30 anos, já presidia a CDL Joinville e, aos 32, foi eleito o primeiro presidente da Federação. De 1982 até 1986, esteve à frente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), um marco para o varejo catarinense. Schubert faleceu em 1993 com apenas 45 anos.

Empresário com dirigentes e gestor da CDL Concórdia

Compartilhe

Newsletter

Receba no seu email o conteúdo do Blog da FCDL/SC

Últimas postagens

24/04/2024

CDL Videira pede mais segurança

23/04/2024

CDL Chapecó comemora 55 anos em defesa do comércio lojista

22/04/2024

Alunos concluem a 6ª turma da Escola de Vendas da CDL Brusque

Você também pode gostar:

24/04/2024

CDL Videira pede mais segurança

23/04/2024

CDL Chapecó comemora 55 anos em defesa do comércio lojista

22/04/2024

Alunos concluem a 6ª turma da Escola de Vendas da CDL Brusque