As CDLS na frente

29/05/2018|

14:17

Em Blumenau, DLI envolve 32 estabelecimentos comerciais

Para alertar e conscientizar a população sobre a alta carga tributária no Brasil, a CDL Jovem Blumenau, núcleo da CDL Blumenau, promoveu o Dia da Liberdade de Impostos (DLI) na quinta-feira, 24 de maio. Além da venda de produtos sem impostos ou com descontos em 32 estabelecimentos houve ações de panfletagem e conscientização a respeito do tema.

O vice-coordenador da CDL Jovem Blumenau e um dos organizadores do DLI na cidade, Jefferson Godoy, destacou que a data marcou o dia em que começamos a trabalhar para pagar contas e não mais os impostos. Esta foi a primeira vez que o núcleo participou da ação nacional, que ocorreu em 17 estados com iniciativa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas.

Em Blumenau, 26 lojas de três shoppings e outros seis estabelecimentos participaram, como loja de presentes e móveis para escritório, papelaria, farmácia e até pizzaria. Abaixo a relação completa. Cada local teve as próprias regras para a realização, como quais e a quantidade de itens que seriam vendidos sem impostos e a forma de pagamento.

Para conscientizar as pessoas sobre a alta carga tributária, participantes da CDL Jovem realizaram ações de panfletagem em shoppings e espaços públicos da cidade. A principal ação ocorreu na Praça Dr. Blumenau, das 9h às 11h. No local houve a exposição de produtos com o valor dos impostos correspondentes a cada um. Por exemplo, do valor total de um desodorante, 46% são impostos. No total, as ações de conscientização realizadas pelo núcleo impactaram mais de mil pessoas na cidade.

“Todos sabemos que no Brasil a carga tributária é alta, mas, em geral, não percebemos o quanto de impostos está embutido em cada produto, por exemplo, na comida que compramos, na roupa, em brinquedos e assim por diante. Nosso objetivo foi mostrar para as pessoas porque o valor do que compramos é tão alto”, explica Godoy.

Em 2018, a campanha teve como mote o “Impostossauro – o Pesadelo do Brasil”. O ‘mascote’ foi um dinossauro, mostrando que o sistema tributário do Brasil é arcaico e feroz, por “morder” uma parte de tudo que compramos.

Para o presidente da CDL Blumenau, Helio Roncaglio, a ação como um todo foi muito importante para despertar nos cidadãos a importância de se informar e procurar meios de mudar este cenário. “A carga tributária no Brasil é alta, pois foi aprovada pelos políticos, nossos representantes. Todos nós, empresários ou não, sofremos diretamente com isso e devemos nos informar e cobrar por um sistema mais justo. O DLI teve essa missão de despertar o interesse nas pessoas pelo tema”, afirma Roncaglio.

Empresas parceiras
Don Corleone Pizzzaria: colocou à disposição 300 pizzas de 35cm sem imposto (45%), com isso, a pizza custou em média R$ 20,00.
Click Papelaria Mochilas: comercializou mochilas e almofadas de pescoço, sem imposto, que varia de 29,8% a 30,7%.
Charme Presentes: vendeu porta documentos, porta joias, espelhos e copos diversos com desconto de 12% a 14%, de acordo com o valor do imposto.
Farmácia Blumenauense: comercializou 13 tipos diversos produtos. O valor do imposto descontado variou de 20,11% a 60,4%, dependendo do produto.
Ponsoni: empresa de móveis e equipamentos para escritório, que colocou à venda armários, mesas e credenza, totalizando 15 peças, com 15% de desconto, referente ao imposto.
Shopping Park Europeu: sete lojas participaram: Menina do Laço; Peppos; Metroville; Anabella; Happy; Darlin e Treme Terra. As empresas fizeram uma média do imposto sobre os produtos e, com isso, cada loja teve um valor fixo de desconto, que variou de 7% a 15%. Peppos fizeram suco em dobro e Metroville chop em dobro.
Shopping Neumarkt: 14 estabelecimentos aderiram: Usaflex, Pandora, Siracusa, Game Mania, Anacapri, Luz da Lua, RiHappy, Slime, Paquetá Esportes, General Lyy, Raphaela Booz, Swarovski, Cabanas e Ótica Winnikes.
Norte Shopping: cinco lojas participam: Grendelli, Livrarias Catarinense, Imaginarium, Sanrio e Tartufo.

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