Semana Lojista
Fidelização pontua encontro da CDL Jovem de Florianópolis

Que fidelizar um cliente é mais fácil e econômico para as empresas, não é segredo no meio dos negócios, mas o que de fato o empresário precisa estar atento para trazer o consumidor para o estabelecimento e consumir repetidamente os produtos? O encontro “Fidelização do Cliente” promovido pela CDL Jovem de Florianópolis na noite de terça-feira, 24 de julho, trouxe dois cases de sucesso para compartilhar com os integrantes a fórmula básica para a fidelização acontecer de forma natural e progressiva nas empresas.
O empresário e diretor comercial da rede de supermercados Hippo, Josiano Saqueti, abriu o evento apresentando os diferentes meios de fidelização que o Hippo fez ao longo de 20 anos para obter uma base ativa de 15 mil clientes, sendo que 70% são consumidores fidelizados com um ticket médio acima de 52%.
Segundo Josiano Saqueti, para fidelizar um cliente é preciso primeiro entender suas necessidades e, a partir disso, inovar para mantê-lo. “Desde 2001 o Hippo aplica planos de fidelização. Nesse mesmo ano, a rede lançou a venda pela internet, se destacando como o primeiro supermercado do Estado a comercializar produtos via e-commerce. Fomos o terceiro do Brasil, ficando atrás somente do Pão de Açúcar e Extra”, conta.
Para manter a qualidade e a satisfação dos consumidores, o Hippo adotou uma postura inovadora com ações voltadas para o bem-estar, a sustentabilidade e o atendimento, sendo referência no comércio e região. A ideologia da rede é buscar soluções que não tem no mercado e importar produtos diferenciados para atender os clientes.
De acordo com Saqueti, a produção própria contribui substancialmente para atrair o cliente, a exemplo das pessoas celíacas que não podem consumir o glúten. “Para atender a esse nicho estudamos as necessidades dessas pessoas e fomos o primeiro supermercado a produzir e comercializar alimentos sem glúten”, explica.