Semana Lojista

Rotatividade de colaboradores pontua palestra da CDL Xanxerê

Capacitação é sucesso de público

A CDL Xanxerê promoveu mais uma atividade de sucesso de público. Desta vez, o evento foi uma palestra sobre rotatividade na noite de quarta-feira, 29 de agosto, com a contadora especialista em auditoria e gestão organizacional, Jocelaine Nichelle Rufatto.

Na atividade, a palestrante aliou a teoria à prática e mostrou aos participantes ferramentas para fortalecer ainda mais as empresas e, principalmente, como fazer a seleção de um bom profissional para evitar a conhecida ‘turnover’, nomenclatura usada em inglês para designar rotatividade.

Durante a palestra, Jocelaine mostrou as ações inovadoras que podem ser implantadas dentro das organizações para reter talentos. Citou ainda o escritor austríaco Peter Drucker que salienta em seus livros que todas as empresas precisam do capital humano para ter sucesso. Além da teoria, a palestrante também mostrou dados comprovados sobre os custos da rotatividade, que são divididos em três eixos.

“Os primários são aqueles diretamente relacionados com a demissão do colaborador, aquele custo que você sente no bolso e é tangível. Tem os custos secundários que envolvem aspectos intangíveis, ou seja, aquilo que muitas vezes não pode ser tocado e refere-se aos efeitos imediatos, como, por exemplo, a perda na produção, ou na qualidade da produção, ou até mesmo na prestação do serviço, no emocional da equipe. E, por fim, tem os terciários que refletem diretamente na imagem do negócio, que é a queda na qualidade total dos produtos e a espera do cliente muitas vezes pelo atendimento”, explica a palestrante. Ainda, Jocelaine apresentou uma nova ferramenta de análise de perfil comportamental.

“Além de trazer o conhecimento, me preocupei em apresentar três ferramentas que auxiliarão na contratação e na redução da ‘turnover’ que são: um questionário elaborado em duas etapas para contratação; a segunda ferramenta é o próprio teste Disc Ferramenta de forma resumida; e um modelo de clima de satisfação”, finaliza.

Tags:
MAIS DA Semana Lojista 857
  • Confiança e Retomada

    Continue lendo Clique e leia
  • Câmara Setorial da CDL Xanxerê faz workshop de massas

    Continue lendo Clique e leia
  • CDL Abelardo Luz destacará primeiros comerciantes da cidade

    Continue lendo Clique e leia
  • FCDL/SC marca presença na reunião da CDL Jovem Nacional

    Continue lendo Clique e leia
  • CDL Tubarão celebra aprovação do PLC da “Área Azul”

    Continue lendo Clique e leia
  • Controle de Fluxo de Caixa é tema de curso da CDL Brusque

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais