As CDLS na frente

13/09/2018|

11:25

CDL Florianópolis recebe presidente do TRE/SC

Para tratar da transparência na eleição marcada para 7 de outubro, o desembargador e presidente do TRE/SC (Tribunal Regional Eleitoral), Ricardo Roesler, o diretor-geral Sérgio Manoel Martins e o servidor público Carlos Rogério Camargo foram convidados para a reunião do Conselho Deliberativo da CDL Florianópolis.

De acordo com o desembargador, 2018 será o ano da maior eleição da história, visto que o Brasil tem 147 milhões de eleitores – sendo que 78 milhões estão cadastrados pela tecnologia biométrica. O Estado de Santa Catarina é uma exceção, que tem 63,88% dos eleitores biometrizados para o pleito deste ano.

Outro ponto abordado foi com relação às campanhas institucionais que o tribunal tem compartilhado na mídia para estimular e incentivar os eleitores a conhecerem os candidatos, votarem de forma consciente e reforçarem a fiscalização do financiamento público da campanha. “O eleitor tem uma chance a cada quatro anos de votar pela renovação e pela democracia”, ressaltou o Roesler.

Para abordar a transparência com o voto em urnas eletrônicas, o desembargador foi categórico ao defender que, para tornar o sistema eletrônico seguro e inviolável, diversos mecanismos são utilizados na contenção de fraudes.

Segundo Roesler, a urna eletrônica é submetida a uma série de etapas que contemplam auditoria no código-fonte e auditoria no pré e no pós-eleição, lacração dos sistemas, assinatura digital, tabela de correspondência, lacre físico, registro digital do voto, identificação biométrica, oficialização do sistema, entre outros. “É importante explicar que a urna não tem conexão com a internet, o que anula qualquer tipo de ataque ou invasão ao sistema eletrônico, tornando a votação segura e confiável”, completou.

Para as eleições de 2018, no Brasil, serão 27.492 candidatos para concorrerem aos cargos de presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador de Estado, senador e deputados federal e estadual. Em Santa Catarina, são 763 postulantes. A votação será realizada simultaneamente em todo o país no dia 7 de outubro, em primeiro turno, e no dia 28 de outubro, nos casos de segundo turno.

Compartilhe

Newsletter

Receba no seu email o conteúdo do Blog da FCDL/SC

Últimas postagens

12/04/2024

CDL promove palestra para mais de 600 pessoas

12/04/2024

“Parar de vender e começar a fazer o cliente comprar”

05/04/2024

CDL Brusque realiza mais uma edição do Sábado Fácil neste dia 6 de abril

Você também pode gostar:

12/04/2024

CDL promove palestra para mais de 600 pessoas

12/04/2024

“Parar de vender e começar a fazer o cliente comprar”

05/04/2024

CDL Brusque realiza mais uma edição do Sábado Fácil neste dia 6 de abril