As CDLS na frente

05/11/2018|

16:02

Cobrança pontua Fórum Análise de Crédito da CDL Blumenau

Qual deve ser o posicionamento do analista diante do cliente na hora da cobrança? Essa foi uma das questões discutidas durante o Fórum Análise de Crédito, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Blumenau. A atividade ocorreu na manhã de quarta-feira, 31 de outubro.

O evento começou com uma introdução da psicóloga Viviane Giombelli que realizou uma dinâmica com os participantes envolvendo a necessidade de impor limites em uma negociação através da fala e expressões corporais.

A atividade também possibilitou aos participantes perceberem as atitudes que tomam no próprio atendimento e formas de melhorar o diálogo em cada situação. “Foi possível aprender a importância de negociar com assuntos e perfis diferentes, isso dentro das regras”, explica a profissional.

O facilitador do encontro, Jorge Caresia, destacou que a cobrança é uma negociação. “Negociação é troca. É preciso perceber até onde é possível ir e estar ciente que nem sempre chegaremos onde queremos, mas, sim, onde é possível”, explicou.

Jorge também falou da importância da clareza ao falar. “O consumidor quer clareza das propostas e critérios. Cuidado com expressões como, por exemplo, até 50% de desconto. Quem tem direito a todo esse desconto? É preciso analisar o que vale para cada um”, completou.

Caresia também esclareceu que em uma negociação onde o cliente pede desconto, não deve ser oferecido mais do que está sendo esperado. “Os analistas devem ter cuidado ao realizar operações com cheques. É preciso consultar para ver se a pessoa tem outras inadimplências”, completa.

Fórum Análise de Crédito
Formado por profissionais que trabalham com vendas no crediário, análise e concessão de crédito, o Fórum Análise de Crédito é uma iniciativa da CDL Blumenau. Os objetivos são orientar sobre ações que reduzem a inadimplência, discutir melhorias nas atividades, apresentar novidades e cases positivos sobre análise e concessão de crédito, além de técnicas para uma cobrança mais eficaz.

Compartilhe

Newsletter

Receba no seu email o conteúdo do Blog da FCDL/SC

Últimas postagens

24/04/2024

CDL Videira pede mais segurança

23/04/2024

CDL Chapecó comemora 55 anos em defesa do comércio lojista

22/04/2024

Alunos concluem a 6ª turma da Escola de Vendas da CDL Brusque

Você também pode gostar:

24/04/2024

CDL Videira pede mais segurança

23/04/2024

CDL Chapecó comemora 55 anos em defesa do comércio lojista

22/04/2024

Alunos concluem a 6ª turma da Escola de Vendas da CDL Brusque