Semana Lojista

CDL Blumenau: varejo registra aumento de vendas no Natal

60 empresários de 11 segmentos foram ouvidos (foto: Heidi Sandstrom/Unsplash)

Um levantamento da CDL Blumenau apontou que para a maioria dos entrevistados (55%), as vendas de Natal foram melhores em 2018 na comparação com igual período de 2017. Para 23,4%, as vendas foram menores e, para 21,6%, as operações comerciais ficaram bastante parecidas de um ano para o outro.

Os únicos setores que venderam menos foram os de vestuário e calçados (moda em geral). Neste, 57,1% dos empresários relataram que as vendas de Natal, em 2018, diminuíram. Para quem teve bons resultados, as vendas cresceram até 10% para 43,3% dos entrevistados. Para 11,6% dos estabelecimentos, as vendas aumentaram entre 11% e 20%.

Para o presidente da CDL Blumenau, Helio Roncaglio, o resultado é positivo. “Viemos de anos difíceis na economia, com alto índice de desemprego. Além disso, passamos por uma grande instabilidade política que gerou muita insegurança. Dentro desse cenário, temos 75% dos entrevistados que venderam mais, ou pelo menos tiveram vendas parecidas. É um ótimo indicativo”, explica.

Pagamento
Analisando a forma de pagamento e quantidade de parcelamentos, nota-se que o consumidor está mais cauteloso. Apesar de o cartão de crédito ter sido a modalidade mais utilizada para as compras de fim de ano, a segunda opção foi o dinheiro, seguida do cartão de débito e o crediário próprio.

Sobre a quantidade de parcelamentos, a maior parte dos consumidores optou por prazos menores: 60% parcelou em até cinco vezes, no máximo. Já 28,3% optou por parcelar em até 10 vezes. O número ganha corpo no setor móveis e eletrodomésticos (lojas de departamento), onde, levando em conta apenas este segmento, 91,7% dos clientes parcelaram em até 10 vezes.

Destaca-se que no setor de vestuário e calçados, o crediário próprio das lojas é uma opção bastante utilizada (35,7%) dos consumidores, sendo que, nesse setor, sobe para 85,7% a opção em parcelar até cinco vezes.

“Nas conversas com os associados, notamos que o consumidor optou por comprar presentes mais baratos, evitando fazer dívidas por muito tempo. O parcelamento longo ficou, em geral, apenas para produtos de maior valor, como móveis e eletrodomésticos”, aponta Roncaglio.

Interferências
Para aqueles que venderam menos, 41,6% dos entrevistados acreditam que as incertezas dos cenários econômico e político foram responsáveis pela baixa nas vendas. Destaca-se também a insegurança do consumidor (16,6%), que comprou menos e produtos mais em conta, de acordo com o levantamento.

Com relação ao comércio de rua, outro ponto que pode ter afetado negativamente as vendas, segundo entrevistados, foram as condições climáticas, com dias quentes e pancadas de chuva no fim da tarde.

2019
De forma geral (91,6%), o empresário está confiante para 2019, acreditando que será um ano melhor nas vendas e resultados. Neste sentido, 61,6 % dos entrevistados disseram que pretendem investir em capacitação profissional da equipe.

Metodologia
O levantamento da CDL Blumenau foi feito entre 4 e 8 de janeiro e entrevistou 60 associados à entidade. Foram ouvidos empresários de 11 segmentos: roupas e calçados; móveis, eletrodomésticos e colchões; bazar e brinquedos; mercados; relojoarias e óticas; farmácias; padarias e confeitarias; decoração; perfumes e cosméticos; materiais de construção e serviços.

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