As CDLS na frente

11/02/2019|

18:59

CDL Joinville é parceria de ação por mobilidade sustentável

Já pensou em ganhar pontos pelo simples fato de escolher fazer um trajeto de bicicleta, a pé ou usando transporte compartilhado? Melhor ainda: acumular esses pontos e trocar por recompensas, como comidas e bebidas, cupons de desconto, entre outros serviços e produtos do comércio local?

Agora, moradores e visitantes de Joinville têm essa chance. O movimento #VaiDeZica traz a proposta para a cidade para promover uma mudança de hábito e contribuir com uma mobilidade urbana mais sustentável. O lançamento oficial do projeto será no sábado, 16 de fevereiro, com o primeiro desafio #VaiDeZica.

A primeira tarefa propõe que os participantes percorram qualquer trajeto de no mínimo 5km a pé ou de bicicleta até o Pórtico Opa Bier, onde ocorrerá uma confraternização e receberão uma recompensa.

O projeto-piloto conta com o patrocínio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e da OPA Bier, além do apoio institucional da Prefeitura e da Embraco. O nome #VaiDeZica foi inspirado por Joinville ser considerada a “cidade das bicicletas”, conhecida localmente por Zica.

O projeto no Brasil foi inspirado no case da cidade italiana de Bolonha, o Bella Mossa (nome escolhido na região). A iniciativa apresentou resultados impressionantes: em 2017 foram registrados mais de 3,7 milhões de quilômetros de deslocamentos sustentáveis, sendo distribuídas mais de 16 mil recompensas.

Como vai funcionar
O primeiro passo é criar uma conta no aplicativo BetterPoints, que fará o controle e registro dos pontos acumulados. O usuário deverá informar ao aplicativo sempre que for iniciar um trajeto e o modo de transporte escolhido naquele trecho. Ao final, também será preciso informar a conclusão da atividade. O GPS monitora o percurso realizado.

A ação será neste formato para evitar trapaças. O formato também irá gerar dados interessantes, como a quantidade de CO2 (dióxido de carbono) – um dos gases causadores do aquecimento global – que deixou de ser emitido. O sistema não recompensa a distância percorrida, mas o deslocamento em si.

A pontuação varia de acordo com o modal escolhido e há uma distância mínima a ser percorrida. Os pontos podem ser trocados nos comércios parceiros e as recompensas, constantemente atualizadas, vão desde bebidas e comidas a atividades de lazer, artigos esportivos, entre outras.

Quem quiser pontos extras consegue também, já que a dinâmica do aplicativo é semelhante a um game. Ou seja, são propostos desafios que, se cumpridos, geram pontos ou recompensas adicionais. O objetivo é estimular os participantes a usarem o meio de transporte mais limpo com frequência.

O aplicativo BetterPoints já está disponível gratuitamente para download no App Store e Google Play.

SERVIÇO:
O quê: Lançamento oficial do #VaiDeZica
Quando: 16/02 (sábado)
Horário: 16 horas
Local: Pórtico Opa Bier, rua XV de Novembro, 4.315 – Glória, Joinville

Compartilhe

Newsletter

Receba no seu email o conteúdo do Blog da FCDL/SC

Últimas postagens

18/04/2024

Palestra sobre Direitos e Deveres do Consumidor e Fornecedor oferece orientação valiosa aos associados da CDL/Joaçaba

12/04/2024

CDL promove palestra para mais de 600 pessoas

12/04/2024

“Parar de vender e começar a fazer o cliente comprar”

Você também pode gostar:

18/04/2024

Palestra sobre Direitos e Deveres do Consumidor e Fornecedor oferece orientação valiosa aos associados da CDL/Joaçaba

12/04/2024

CDL promove palestra para mais de 600 pessoas

12/04/2024

“Parar de vender e começar a fazer o cliente comprar”