Semana Lojista

Soluções seguras

Presidente da FCDL/SC, Ivan Tauffer

As medidas protetivas para conter a expansão do Coronavírus são importantes e indispensáveis, mas ao mesmo tempo precisamos encontrar alternativas para o comércio permanecer funcionando e atender os anseios dos consumidores. Lembramos que em virtude da pandemia provocada pela Covid-19, o Governo de Santa Catarina havia proibido a prova de alguns produtos, como os sapatos, para evitar assim a disseminação do vírus. Visando encontrar uma solução segura para a questão, a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL/SC), protocolou um pedido junto ao Governo do Estado para que a prova fosse permitida, desde que com a devida segurança e as medidas necessárias de precaução. Atendendo nosso pedido, nesta semana, tivemos uma boa notícia, quando o Estado decidiu alterar o inciso I do artigo 8º da Portaria SES nº 257 de 21 de abril de 2020, que permite a ação desde que seja utilizado um plástico filme no calçado, sendo que o mesmo deve ser trocado ou higienizado após o cliente experimentá-lo. A regra se estende para a prova de acessórios e bijuterias, que devem ser devidamente limpos após contato com os consumidores. No entanto, continua não permitida a prova de vestimentas com roupas. Consideramos que esta é mais uma pequena vitória para o nosso setor.

Buscamos encontrar soluções para evitar que o comércio sofra o menor impacto possível na atual situação. Precisamos nos adaptar à realidade, protegendo o comércio e acima de tudo, nossos consumidores. Agora, estamos tentando encontrar uma solução para a prova de roupas, sempre dentro dos protocolos de segurança, protegendo a saúde e ao mesmo tempo possibilitando que as lojas possam funcionar plenamente.

Aproveitamos para lembrar que a 14ª edição do Dia Livre de Impostos (DLI), que protesta contra a alta carga tributária e a necessidade de reformas estruturais no modelo fiscal brasileiro, já tem data marcada. A ação ocorrerá no dia 4 de junho, numa iniciativa da CNDL e da CDL Jovem. Neste dia, lojistas de todo o país vão comercializar produtos e serviços sem repassar o valor da tributação aos clientes. Descontos podem chegar a 70%. A edição deste ano será totalmente online, formato mais adequado ao momento, devido às limitações decorrentes da pandemia.

MAIS DA Semana Lojista 886
  • Comércio catarinense é destaque nacional

    Continue lendo Clique e leia
  • ELEIÇÕES 2020

    Continue lendo Clique e leia
  • Saudade presente

    Continue lendo Clique e leia
  • Índice histórico

    Continue lendo Clique e leia
  • Inovação na Vitrine Virtual

    Continue lendo Clique e leia
  • Prazer de presentear

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais