Notícias

7º Recicla CDL na Escola vence batalha contra o aquecimento global

Comissão julgadora e presidente da FCDL com os finalistas na categoria desenho

Os campeões do Recicla CDL na Escola 2017 já foram escolhidos. A comissão julgadora do concurso de educação ambiental da FCDL/SC, em parceria com as CDLs, secretarias municipais de educação, Sicoob e Leo&Leo se reuniu para eleger os trabalhos vencedores na fase estadual na segunda-feira, 6 de novembro.

Nesta sétima edição do programa, os alunos foram convidados a se transformar em super-heróis para ajudar a Liga Sustentável a lutar contra o aquecimento global. Os alunos do 1º ao 5º anos de 860 escolas públicas municipais do ensino fundamental de 141 municípios elaboraram desenhos em torno do tema “Se você fosse um herói da Liga Sustentável, o que faria para defender o planeta do aquecimento global?”. Já os do 6º ao 9º anos escreveram redações sobre o tema que visou alertar para os problemas provocados pelo aumento da temperatura da Terra.

Durante a análise dos trabalhos finalistas, os alunos se empenharam em lutar contra o aquecimento global. Atitudes simples, como plantar árvores, apareceram nos desenhos e nas redações. Fornecer “doses diárias de consciência ambiental e ecológica aos governantes” e à população, uso de energia renovável em substituição a combustíveis fosseis que produzem gases poluentes e a importância de uma ação individual sustentável em prol do meio ambiente foram outras sugestões apresentadas pelos 152 mil estudantes participantes do Recicla CDL na Escola 2017.

“Estamos muito satisfeitos com o resultado. O aumento crescente de participantes do concurso mostra que estamos no caminho certo e que a educação é a melhor forma de obtermos as mudanças tão necessárias que o mundo precisa”, destaca o presidente da FCDL/SC, Ivan Tauffer.

O dirigente lojista recepcionou os integrantes da comissão julgadora na sede da FCDL/SC, em Florianópolis, e abriu os trabalhos do corpo de jurados. Os cinco melhores desenhos e as cinco melhores redações foram eleitos por Simone dos Santos Ribeiro, assessora da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis; Rosiani Bion de Almeida, jornalista da AgeCom (Agência de Comunicação) da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), Camile Silva, supervisora de Comunicação e Marketing do Sicoob; Claudio Dutra, presidente da Marcca Comunicação; Luciana Martins, executiva de contas do Diário Catarinense; João Carlos Dela Roca, da coordenação de Certificação Digital e Outros Serviços da FCDL/SC; e Fábio Suzuki, Analista de Criação da FCDL/SC.

Os grandes heróis vencedores da fase estadual do concurso e seus professores orientadores ganharão como prêmio um tablet cada. “Estamos orgulhosos de nossos jovens. Os trabalhos estavam muito bons, dentro do tema e nos indicam que a esperança de um mundo melhor está na geração do amanhã”, diz Tauffer sobre o concurso laureado em outubro na categoria educação ambiental na 19ª edição do Prêmio Fritz Müller – Reconhecimento à Sustentabilidade -, oferecido pela Fatma (Fundação do Meio Ambiente).

Selecionados na categoria redação

Selecionados na categoria redação

Nomes dos campeões na categoria desenho

Outros sete autores de desenhos foram escolhidos para compor o calendário de mesa da Federação

Notícias
  • FCDL/SC cumpre agenda na Alesc nesta quarta-feira, 20

    Continue lendo Clique e leia
  • Outubro Rosa: FCDL/SC conscientiza para o autocuidado

    Continue lendo Clique e leia
  • FCDL/SC busca esclarecimento sobre ITCMD com a Fazenda

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais
Blog
  • FCDL/SC lança campanha de incentivo à circulação de moedas

    Continue lendo Clique e leia
  • 7 Dicas para atrair clientes na Semana do Brasil

    Continue lendo Clique e leia
  • FCDL/SC lança campanha para a Semana do Brasil 2021

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais