Notícias
CDL Brusque promove curso de Cobrança de Clientes Inadimplentes

Para ajudar os profissionais dos departamentos de cobrança a enfrentarem os desafios da negociação, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Brusque realizou o curso “Cobrança de Clientes Inadimplentes pelo Telefone”, ministrado pelo consultor da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL/SC) Renivaldo José Sebben, entre a segunda-feira, 23 julho, e quinta-feira, 26 de julho.
Sebben apresentou para uma turma de 20 profissionais algumas práticas para recuperação de crédito e de clientes com eficácia, métodos de cobrança, técnicas de negociação, perfis de clientes inadimplentes, organização do setor de cobrança e exemplos práticos do que pode acontecer diariamente com os profissionais que atuam neste setor.
Segundo Sebben, hoje a cobrança parte de uma negociação e não se trata apenas da recuperação de dinheiro, mas sim uma negociação para reaver valores e manter o cliente caso seja de interesse da empresa. Além disso, o consultor ressalta que o trabalho dos profissionais de cobrança é um dos mais difíceis dentro de uma empresa. “Chamamos o cobrador hoje de ‘resolvedor de problemas’, porque ele trabalha só com os problemas. Procuramos mostrar muitos exemplos práticos para que os participantes pudessem sair daqui bem mais preparados para fazerem este trabalho”, enfatiza.
Sobre o Palestrante
Renivaldo José Sebben é autor do livro “Crédito & Cobrança – como conceder crédito com segurança e recuperar ativos financeiros de forma eficaz”. Graduado em licenciatura com pós-graduação em administração/gestão financeira e administrativa. Tem formação em cursos de dinâmica de grupo, oratórias e gestão de pessoas. Proprietário da empresa RJ Sebben Cobranças e Treinamentos LTDA, há oito anos desenvolve trabalhos de treinamentos empresariais. Atua como consultor empresarial nas áreas financeira, administrativa e de treinamentos.