Notícias
CDL Chapecó organiza campanha de recuperação de crédito

Mais de 60 milhões de brasileiros estão com dificuldade para obter crédito no comércio. Reflexo dessa situação nacional, o nível de inadimplência em Chapecó está relativamente acentuado: são mais de 47 mil consumidores com pendências de R$ 54,5 milhões no comércio local, de acordo com levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Chapecó.
Para ajudar os devedores a reorganizar suas finanças e colocar as contas em dia, a CDL Chapecó em parceria com o PROCON desenvolverá nos dias 21, 22 e 23 (terça, quarta e quinta-feira de novembro), no Centro de Cultura e Eventos, o Resolva Tudo.
O presidente da CDL, Clóvis Afonso Spohr fala que o objetivo da campanha é fazer uma negociação produtiva entre credores e devedores. “O credor precisa fazer algumas concessões para facilitar a quitação da dívida, e o devedor precisa estar disposto a limpar seu nome e recuperar a condição de consumidor sem manchas”, preleciona.
Participarão desse esforço de articulação e solução de débitos a Casan, Celesc, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Bancos comerciais, Tribunal Regional Eleitoral, Polícia Militar, Sicredi, associação de credores e todos os estabelecimentos comerciais que desejarem. Também serão ministradas palestras sobre finanças pessoais e gestão financeira.
“Os consumidores inadimplentes ficam marginalizados do processo produtivo, com efeitos negativos tanto para o mercado quanto para as famílias”, observa Spohr.
O dirigente deixa claro que o objetivo é negociar a pendência e abrir um precedente da possibilidade de benefícios ao cliente, “com simpatia, diplomacia e bom senso, que são palavras-chave na cobrança”. De qualquer maneira será necessário dialogar e negociar.