Notícias

CDL Jovem de Brusque aprofunda conhecimento sobre Imposto de Renda

Encontro é realizado na sede da entidade

Associados à Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Brusque que integram a CDL Jovem se encontraram na manhã de quarta-feira, 11 de abril, com o coordenador do curso de Ciências Contábeis da Unifebe, Edilson Sidnei Padilha, e com a professora Cláudia Furtado, para tratarem do programa Declare Certo, que traz dicas para fazer a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física e Jurídica 2018.

O presidente da CDL Brusque, Fabricio Zen, destaca que o foco da CDL Jovem é a capacitação de seus integrantes, dos jovens empresários, lojistas e demais convidados que participam dos encontros mensais do movimento jovem.

“O objetivo da entidade é alcançar o número de 1000 associados e ações como essa da CDL Jovem nos ajudam a atingir essa meta. Por meio de formações, queremos despertar cada vez mais, o interesse das pessoas em se unir a nós e fortalecer a entidade. Sabemos que o associativismo se constrói com um trabalho contínuo, que não se faz do dia para a noite”, observou Fabricio, deixando o convite para que outros associados da entidade ou não associados, também participem da CDL Jovem.

Imposto de Renda
O coordenador do curso de Ciências Contábeis da Unifebe, Edilson Sidnei Padilha, avalia como importante o interesse dos membros da CDL Jovem de buscar mais informações sobre a declaração do Imposto de Renda, que é uma obrigação, principalmente para os empresários, independente de eles se enquadrarem ou não nos limites que o IRPF 2018 determina.

“Temos o intuito de alertar tanto a pessoa física como os empresários, de algumas situações que devem ser feitas ou não, detalhamentos importantes, para não cair na malha fina e evitar problemas futuros. O prazo final está chegando e a maioria das pessoas vai deixando pra cima da hora, o que não deve acontecer, porque a declaração exige uma grande quantidade de documentos que não se obtém da noite para o dia”, declarou o especialista.

De acordo com Edilson, neste ano houve poucas mudanças, mas é preciso estar atento a elas. “A partir de agora, é obrigatório informar o CPF do dependente a partir de 8 anos de idade. Outro detalhe é em relação aos bens, no caso de veículos tem que informar o número do Renavan, e de imóveis, o número da matrícula do município e a matrícula do Registro de Imóveis. Vale observar que o Governo não fez atualização da tabela e isso aumenta a quantidade de pessoas que devem declarar. Outro fator, é que quem teve restituição ano passado, agora, com o congelamento da tabela, pode deixar de ter a restituição ou baixar o valor significamente”, salientou o professor.

Edilson destacou ainda que a Receita Federal já tem todas as informações que pede aos contribuintes, mas usa a estratégia de solicitar detalhadamente, para verificar se realmente está sendo declarado tudo corretamente. “Uma das principais dicas que damos é para não deixarem a declaração para o último dia, porque no dia em que entrega, a Receita já verifica se tem algo errado e volta para corrigir. E se deixar para o último dia, nem sempre dá tempo”, concluiu.

Além das explanações a respeito do programa Declare Certo, os profissionais esclareceram dúvidas dos participantes. Para o coordenador da CDL Jovem, André Kohler, o encontro foi bastante proveitoso para os empresários. “Esse é um tema propício para o mês de abril, já que a declaração do Imposto de Renda é uma obrigação. O foco da CDL Jovem é o crescimento profissional das pessoas que participam e estamos abertos a novos participantes”, observou André.

As pessoas que têm interesse em participar da CDL Jovem, podem fazer contato pelo telefone (47) 3211-8003 ou (47) 99983-2997, com Anelise.

Notícias
  • Outubro Rosa: FCDL/SC conscientiza para o autocuidado

    Continue lendo Clique e leia
  • FCDL/SC busca esclarecimento sobre ITCMD com a Fazenda

    Continue lendo Clique e leia
  • FCDL/SC fortalece parceria com o Programa Brasil Mais

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais
Blog
  • FCDL/SC lança campanha de incentivo à circulação de moedas

    Continue lendo Clique e leia
  • 7 Dicas para atrair clientes na Semana do Brasil

    Continue lendo Clique e leia
  • FCDL/SC lança campanha para a Semana do Brasil 2021

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais