Notícias

CDL Jovem de Brusque promove 5º encontro sobre o e-Social

30 pessoas participam da capacitação

A administradora da Vale Comércio, Mônica Kormann Vale, foi uma das participantes do encontro da CDL Jovem de Brusque, realizado na manhã de quarta-feira, 27 de junho, que abordou a implantação do e-Social e os impactos de Saúde e Segurança do Trabalho. “É sempre bom participar de cursos de aperfeiçoamento e este em especial, foi muito interessante, pois esclareceu sobre as obrigatoriedades previstas pelo e-Social. Saio daqui com um direcionamento do que preciso ajustar com a contabilidade”, avalia a associada da CDL Brusque na atividade promovida pela CDL Jovem da entidade.

O engenheiro do Trabalho da CIDMED, Cid Batista de Campos, palestrou para o grupo formado por 30 participantes e explicou sobre a atualização do SPED – Sistema Público de Escrituração Digital, que será obrigatória a partir de janeiro de 2019 para empresas de qualquer porte, inclusive, MEIs. “A empresa deve gerar as informações em arquivo eletrônico, assinar digitalmente, transmitir as informações pela internet para o ambiente e-Social, que recepciona os arquivos e os valida, verificando a integridade das informações e emitindo protocolo ou mensagem de erro. Os dados ficam disponíveis aos entes do Governo, como Receita Federal e Ministério do Trabalho”, explica.

Segundo ele, este processo requer uma mudança comportamental corporativa, já que exige uma aproximação entre os diversos setores internos e externos para troca rápida de informações, além da implantação do software de gestão em Saúde e Segurança do Trabalho.

Cid destacou que a empresa precisa manter em ordem toda a documentação referente a laudos técnicos de insalubridade, periculosidade, aposentadoria especial, PPRA, exames médicos admissionais, periódicos, demissionais, entre outros. “O maior cuidado é manter esses documentos com as validades em dia, bem como realizar os exames médicos dentro dos prazos. A empresa que fizer isso, dificilmente terá problema com fiscalização ou notificação. E pelo interesse das pessoas que têm participado de cursos, acredito que a maioria das empresas daqui irá se adequar corretamente ao sistema”, considera o engenheiro.

Para o coordenador da CDL Jovem, André Kohler, o foco dos encontros do núcleo é promover o aperfeiçoamento profissional e o crescimento pessoal dos participantes. “Desta vez resolvermos abordar a implantação do e-Social, porque é um assunto que está em alta e que há ainda muitas dúvidas em torno dele. Abrimos esse encontro para o público em geral e ficamos felizes com o número de inscritos, pois muitos ainda não são associados da CDL, e têm, assim, a oportunidade de conhecer mais sobre a entidade e os benefícios que ela dispõe.

 

Notícias
  • Outubro Rosa: FCDL/SC conscientiza para o autocuidado

    Continue lendo Clique e leia
  • FCDL/SC busca esclarecimento sobre ITCMD com a Fazenda

    Continue lendo Clique e leia
  • FCDL/SC fortalece parceria com o Programa Brasil Mais

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais
Blog
  • FCDL/SC lança campanha de incentivo à circulação de moedas

    Continue lendo Clique e leia
  • 7 Dicas para atrair clientes na Semana do Brasil

    Continue lendo Clique e leia
  • FCDL/SC lança campanha para a Semana do Brasil 2021

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais