Notícias
CDL Xanxerê prepara 14ª edição de ação socioambiental

A CDL Xanxerê promoverá no sábado, 11 de novembro, na Praça Tiradentes, a 14ª edição do Recicla Xanxerê. A ação é realizada através de uma parceria entre a entidade, Senai, Prefeitura, Lions e empresa Reciclatec, responsável pelo recolhimento e destino adequado dos resíduos eletroeletrônicos obsoletos. A população poderá se desfazer de seu lixo eletrônico das 9h às 15h. Neste mesmo dia poderá ser feito o descarte de lâmpadas, porém com um custo de R$ 1,00 cada.
Conforme o gerente técnico de Educação do Senai de Xanxerê, Vanderlei Antônio Duarte, desde a primeira edição, em 2010, já foram recolhidos e reciclados 48.500 kg de lixo eletrônico e lâmpadas. Ainda segundo um dos organizadores do Recicla Xanxerê, essa é uma oportunidade de se desfazer dos objetos que não são mais utilizados.
“Esses materiais recolhidos por uma empresa especializada e autorizada para dar o destino correto deixarão de ser jogados talvez no lixo comum ou até mesmo nos rios. Sabemos que não será resolvido o problema, mas é uma ação de conscientização”, diz.
Para o descarte das lâmpadas haverá um custo de R$ 1,00 pois a empresa necessita utilizar um filtro especial para retirar o mercúrio que há no material fluorescente. Caso isso não seja feito da maneira correta, o material contamina o solo e, quando ingerido, provoca lesão ao sistema nervoso central.
O presidente da CDL Xanxerê, Fábio Moschetta, envolvido na ação, pede apoio da comunidade xanxerense para que o descarte dos materiais eletrônicos não mais utilizados seja feito da maneira correta.
“Muitos desses materiais estão estocados em casa, ocupando espaço e sabemos que não tem mais serventia. Por isso pedimos que as pessoas atendam ao nosso chamado para que façam o descarte correto. Esta é uma oportunidade de as pessoas se desfazerem desses objetos, inclusive as lâmpadas que são altamente poluentes no meio ambiente”, afirma o presidente da entidade.