Notícias

Chapecó sedia nova reunião de região metropolitana

Dirigentes e autoridades no encontro

Ouvir as necessidades do varejo catarinense, setor da economia que mais emprega e promove a circulação financeira, é uma das ações que a FCDL/SC promove. Por isso, a Federação retomou no segundo semestre o ciclo de reuniões de regiões metropolitanas. O segundo encontro, que já passou por Videira, foi em Chapecó na quinta-feira, 20 de julho, para debater temas de interesse das regiões metropolitanas de Chapecó e Extremo Oeste.

O ciclo foi coordenado pelo presidente da Federação, Ivan Tauffer, e pelo vice-presidente de coordenação distrital, Olair Klemtz. O vice-presidente de serviços da Federação, Mauro Finco, e o presidente da CDL Chapecó, Clóvis Afonso Spohr, também recepcionaram dirigentes de outras 43 CDLs, prefeitos, integrantes de NDLs (Núcleo de Dirigentes Lojistas) e diretores distritais da FCDL/SC.

Esta é a segunda reunião realizada em Chapecó para analisar as prioridades dos municípios inseridos nessas duas regiões metropolitanas. Na pauta estiveram questões voltadas a rodovias (SCs e BR 282), aduanas, tributos, telefonia e feiras itinerantes.

Algumas das demandas levantadas na primeira reunião metropolitana da região já começaram a ser atendidas. “A BR 282 tem uma previsão de aproximadamente R$ 153 milhões de recursos. Recentemente recebemos a notícia de que pouco mais de R$ 50 milhões já foram liberados para melhorias. Isso representa um avanço importante que trará reflexos positivos para o setor, que terá mais facilidade no escoamento de produtos”, avalia o presidente da FCDL/SC.

Tauffer destaca como fundamental a união de forças entre o setor, poderes constituídos e órgãos competentes para a concretização das melhorias para estimular e acelerar a economia da região e, consequentemente, refletir positivamente no comércio. “Sozinhos não conseguiremos solucionar nenhum problema, mas, juntos, podemos trabalhar em favor do varejo catarinense”.

O presidente salienta o expressivo potencial de produção das regiões oeste e extremo oeste com a presença de importantes agroindústrias. Para Tauffer, o corredor do milho também é uma ação fundamental para a região, que necessita do insumo para a sobrevivência do setor primário. “Sem isso, corremos o risco de perder grandes conglomerados agroindustriais para regiões mais ricas na produção do grão, situação que resultaria na perda de centenas de postos de trabalho diretos e indiretos e os reflexos seriam sentidos também no comércio”.

Já o presidente da CDL Chapecó faz uma análise sobre a reunião e as demandas apresentadas pelos dirigentes lojistas. “São assuntos que interferem direta ou indiretamente no comércio e merecem atenção. Enfrentamos problemas bastante pontuais como, por exemplo, as feiras itinerantes, que se instalam nos municípios e acabam comercializando produtos sem fiscalização, essa situação reflete no comércio formal. Por isso, unimos forças com a Federação e demais CDLs para elencar as prioridades para o setor e, juntos, buscarmos por melhorias”, observou Spohr.

As reuniões regionais metropolitanas são um novo modelo de trabalho implantado pela Federação para dar celeridade às demandas do comércio e da sociedade. A série de eventos reúne dirigentes de Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) e da Federação com autoridades e representantes dos poderes legislativo e executivo para elaboração de uma pauta macrorregional com questões fundamentais e estratégicas para a economia. Posteriormente será entregue um documento unificando as demandas para os órgãos e autarquias competentes, com a realização de uma reunião de consenso.

O vice-presidente de coordenação distrital da Federação fala do sucesso destes encontros. “A união das partes interessadas permite até que se transmita com mais precisão as demandas dessas cidades”, afirma Klemtz.

Notícias
  • Vacinação e datas comemorativas aumentam expectativa do comércio para fim de ano

    Continue lendo Clique e leia
  • FCDL/SC cumpre agenda na Alesc nesta quarta-feira, 20

    Continue lendo Clique e leia
  • Outubro Rosa: FCDL/SC conscientiza para o autocuidado

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais
Blog
  • FCDL/SC lança campanha de incentivo à circulação de moedas

    Continue lendo Clique e leia
  • 7 Dicas para atrair clientes na Semana do Brasil

    Continue lendo Clique e leia
  • FCDL/SC lança campanha para a Semana do Brasil 2021

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais