Notícias

Associados da CDL Joinville realizam visita técnica ao bairro Pedra Branca, em Palhoça

O objetivo é melhorar a qualidade de vida da área central de Joinville

Uma comitiva com associados da CDL Joinville, integrantes do Legislativo, do Executivo e da segurança pública municipais realizou visita técnica à cidade-modelo Pedra Branca, em Palhoça, na Grande Florianópolis. No dia 23 de abril, eles conheceram o modelo de cidade criativa que serviu de inspiração para o projeto “Caminhos de Joinville”, que busca melhorar a infraestrutura, a segurança e a qualidade de vida da área central para voltar a atrair as pessoas durante o dia e a noite.

Tanto o projeto desenvolvido em Palhoça quanto o que se pretende aplicar em Joinville foi norteado pelos estudos do arquiteto dinamarquês Jan Gehl, autor do livro “Cidades para Pessoas”. Ele propõe o desenvolvimento de espaços compactos, com grande adensamento de mobilidade urbana. “A cidade precisa ser viva, segura e sustentável. Precisa ser boa para caminhar e pedalar”, afirma Marcelo Consonni Gomes, presidente do projeto Pedra Branca, durante encontro com os lojistas.

 

Sugestões para Joinville

Sobre as soluções que poderiam ser aplicadas em Joinville, Marcelo destaca que a valorização do Centro deve ser o ponto de partida, com muitas áreas de convivência. Outra sugestão é mudar a densidade demográfica e investir em áreas de convívio, com bons bairros estruturados.

A arquitetura deve ser atraente, com mobiliário urbano adequado, ter árvores para oferecer o conforto térmico e, o principal, vias no mesmo nível das calçadas, chamadas de ruas compartilhadas. “No novo urbanismo, pedestres e ciclistas têm prioridades. As ruas devem incentivar as caminhadas, sendo mais estreitas para os carros andarem devagar e com poucas vagas de estacionamento”, revela.

 

Incentivo à revitalização

Segundo José Manoel Ramos, presidente da CDL Joinville, os lojistas querem mudanças na região central. “A nossa entidade é a maior incentivadora da revitalização do Centro. Os lojistas querem mais segurança e os moradores mais qualidade de vida”, afirma. Ele observou que as ruas do bairro Pedra Branca não têm faixa de pedestres, que têm segurança para atravessar em qualquer lugar da via. Como os veículos andam em baixa velocidade, tudo flui harmonicamente.

 

Cidade mais segura e para as pessoas

Além da sustentabilidade e de ser modelo de planejamento urbano, o bairro Pedra Branca é exemplo em segurança pública. Não há muros ou cercas nem grades nas janelas. O conceito aplicado é de fachadas ativas, seja com lojas ou apartamentos térreos.

A ideia é, segundo Marcelo Consonni Gomes, promover usos mais dinâmicos dos passeios públicos em interação com atividades instaladas nos térreos das edificações, para fortalecer a vida urbana nos espaços públicos. “É importante criar espaços de qualidade, com pontos de encontro. O Centro de Joinville é uma loucura de dia, mas à noite ele morre. Para aplicar o mesmo conceito daqui, é preciso incentivar usos misturados para aumentar a segurança”, detalha.

O tenente-coronel Jofrey Santos da Silva, comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar de Joinville, participou da visita técnica à cidade-modelo. Segundo ele, a PM está atenta às ações de requalificação da área central do município.

“O Centro precisa ser mais humano, voltado para as pessoas”, afirma. Ele acredita, como policial e pesquisador da área de segurança pública, que as edificações podem ter um modal diferenciado de segurança.

“Muito se fala em muros, cercas, criação de verdadeiras fortalezas que distanciam as pessoas das pessoas. O momento é de baixar as fortalezas, usar muros mais baixos e apostar em áreas maiores vitrificadas, que as pessoas possam se ver olho no olho”, entende. Para ele, isso vai trazer mais segurança para todos, com vizinho cuidando do vizinho.

Outro ponto que vai melhorar a segurança do Centro de Joinville é a troca das câmeras de monitoramento analógicas por digitais, além da chegada de novos agentes temporários especificamente para esta função.

 

Apresentação do projeto de revitalização

Após a visita técnica à cidade-modelo de Pedra Branca, os detalhes do projeto de revitalização da área central de Joinville foram apresentados aos empresários do comércio. O encontro ocorreu nesta quinta-feira à noite, dia 25 de abril, na CDL.

 

Notícias
  • Semana Estadual da Recuperação de Crédito da FCDL inicia hoje

    Continue lendo Clique e leia
  • FCDL/SC sedia encontro nacional da CDL Jovem

    Continue lendo Clique e leia
  • Presidente trata sobre medidas que melhorem a estrutura das cidades na contenção de catástrofes naturais com BRDE

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais
Blog
  • Conheça os golpes com Pix e saiba evitá-los

    Continue lendo Clique e leia
  • Você sabe o que é e como funciona a criptografia?

    Continue lendo Clique e leia
  • FCDL/SC lança campanha “Homem de Atitude Cuida da Saúde”

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais