Notícias

Consultora da União Européia ministrará palestra na CDL Florianópolis

Encontro é gratuito

Amplamente discutida recentemente em Florianópolis, a taxa e a destinação correta dos resíduos sólidos é tema do encontro Nacional de Embaixadores do Instituto Lixo Zero na Capital. A CDL Florianópolis, em parceria com o Instituto Lixo Zero e o apoio do Grupo Interinstitucional para a Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos de Florianópolis (GIRS), abrirá o ciclo de palestras na sexta-feira, 2 de março, às 10h, na sede da entidade, com o consultor da União Europeia Alessio Ciacci.

No encontro “Experiência italiana na taxa de resíduos, com foco no Lixo Zero” será compartilhado com empresários e gestores públicos o projeto de resíduos sólidos implementado no Vale de Susa, na região de Piemonte, no norte da Itália.

De acordo com Hélio Leite, gerente de articulação e negócios da CDL Florianópolis, a discussão é pertinente não só pela importância da destinação correta dos resíduos sólidos, como também pelos recentes episódios ocorridos na Capital, que envolveu a taxa de coleta do lixo.

“O encontro será agregador e dará um norte aos integrantes do grupo de trabalho constituído pela Prefeitura de Florianópolis para tratar da nova legislação de cobrança da taxa de resíduos sólidos e para apresentar ou até mesmo aplicar soluções que dão certo nos países europeus”, afirma Leite.

Durante a palestra, o convidado falará sobre a aplicação prática do modelo constituído na Itália, assim como explicará as condições e os condicionantes para que o projeto tenha êxito.

“Há anos são estudadas as práticas de gestão e políticas públicas dos países europeus, que são vitrine para o mundo inteiro, e hoje, temos a oportunidade de receber dicas e orientações para um futuro melhor e a viabilidade de projetos sustentáveis para a cidade, respeitando a infraestrutura e a cultura local”, conclui Leite.

Inscrição
Para este encontro, a palestra será gratuita e aberta para o público com foco em empresários e gestores públicos. A inscrição deve ser realizada pelo site da entidade www.cdlflorianopolis.org.br, até quarta-feira (28), às 18h. Vagas limitadas.
Mais informações, 48 3229-7010.

Palestrante
Alessio Ciacci é vencedor do Prêmio Europeu de Inovação Política com implementação do Lixo Zero e da Tarifa Pontual, na cidade de Capannori (Itália). O consultor presidiu a empresa de limpeza urbana que abrange 39 municípios da Itália e é presidente do Observatório Lixo Zero das cidades italianas, além de ter sido premiado como “Campeões da Economia Circular Italiana” e European Innovations in Politics Awards com a Tarifa Pontual aplicado a estratégia Lixo Zero.

Notícias
  • Vacinação e datas comemorativas aumentam expectativa do comércio para fim de ano

    Continue lendo Clique e leia
  • FCDL/SC cumpre agenda na Alesc nesta quarta-feira, 20

    Continue lendo Clique e leia
  • Outubro Rosa: FCDL/SC conscientiza para o autocuidado

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais
Blog
  • FCDL/SC lança campanha de incentivo à circulação de moedas

    Continue lendo Clique e leia
  • 7 Dicas para atrair clientes na Semana do Brasil

    Continue lendo Clique e leia
  • FCDL/SC lança campanha para a Semana do Brasil 2021

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais