Notícias
Demanda de Região Metropolitana é tratada na UFSC

O vice-presidente para assuntos públicos e políticos da FCDL/SC, Raul Weiss, acompanhado do gerente geral da entidade, Ademir Ruschel, participou de audiência com o reitor da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina, Luiz Carlos Cancellier de Olivo, na quinta-feira, 13 de abril.
O objetivo do encontro foi para o dirigente se inteirar sobre o andamento dos trabalhos da construção do campus da Universidade na cidade de Joinville. A demanda surgiu durante Reunião de Região Metropolitana Norte/Nordeste, promovida pela Federação em 16 de março no município, uma vez que obra está parada há muito tempo.
No encontro, o reitor da Universidade se disse extremamente feliz pela preocupação de uma entidade empresarial, como a FCDL/SC, com este projeto. Ainda, informou que tratativas para uma parceria público/privada está sendo viabilizada, a fim de que se conclua essa obra tão esperada pela população da região Norte do Estado.
Reuniões regionais
As Reuniões de Regiões Metropolitanas são um novo modelo de trabalho implantado pela FCDL/SC para dar celeridade às demandas necessárias para o desenvolvimento do varejo e da sociedade. A série de eventos reúne dirigentes das CDLs, da Federação e o poder público em um mesmo ambiente para elaboração de uma pauta macrorregional com questões fundamentais e estratégicas para o setor terciário da economia, que ainda este ano deverá ser encaminhada ao governo do estado.
As Regiões Metropolitanas foram criadas em 2010, quando a Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina) promulgou a Lei Complementar 495/10, que instituiu em Santa Catarina 11 regiões metropolitanas, distribuindo entre elas os 295 municípios do estado. O objetivo é buscar de maneira uniformizada benefícios para os municípios que compõem uma mesma região e também para que se possa habilitar a receber recursos federais por meio da Lei 13089/2015, que rege sobre o desenvolvimento urbano integrado nas regiões metropolitanas.

Em pauta, obras do campus da Universidade em Joinville
ito.com.br