Notícias
Em reunião com Cofem, FCDL/SC trata do Difal do ICMS

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL/SC), representada pelo presidente Ivan Tauffer, se reuniu com as demais instituições integrantes do Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (Cofem), na segunda-feira, 14 de março, para debater, entre outros assuntos, o diferencial de alíquota ICMS (DIFAL), por empresas optantes pelo Simples em SC e o aumento do valor do sublimite e o limite do Simples Nacional.
Mesmo com o Secretário de Estado da Fazenda defendendo a cobrança do Diferencial de Alíquota do ICMS (Difal) nas vendas a não-contribuintes e o ICMS sobre itens como leite, trigo e vinho. As entidades que compõem o Cofem analisarão o assunto para elaborar uma nova proposta que deve ser entregue ao Governador.
O presidente Ivan Tauffer defende que com a urgência da temática o Estado deva propor uma solução que não implique em aumento de carga tributária sobre o comércio.
O Cofem também pretende discutir com o Governador: sistema ferroviário catarinense, a desestatização do Porto de Itajaí e a cobertura da telefonia móvel em Santa Catarina.
Na reunião, o setor empresarial catarinense defendeu a concessão do Porto de Itajaí, conforme previsto pelo governo federal. A manifestação das entidades empresariais será enviada ao ministro dos Transportes, Tarcísio de Freitas, com o objetivo de mostrar apoio ao projeto de desestatização, que está em fase de consulta pública. Os empresários consideram que a concessão é fundamental para garantir a competitividade do porto, ao incorporar boas práticas, experiência e novas ideias, com redução de custos, aumento da eficiência e segurança na movimentação de cargas, sem as quais o porto perderá participação de mercado.
O COFEM é integrado pelas federações da Indústria (FIESC), Agricultura (FAESC), do Comércio (Fecomércio), dos Transportes (Fetrancesc), das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), das Associações Empresariais (FACISC), das Micro e Pequenas Empresas (Fampesc), além do Sebrae-SC.