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FCDL participa de assinatura de ordem de serviço para melhorias na infraestrutura catarinense

O governador Carlos Moisés assinou na quinta-feira, 27 de outubro, a ordem de serviço para a execução de dois projetos para novas ferrovias, além de assinar um contrato que tem como propósito realizar estudos para um plano de ação para fortalecer os aeródromos do Estado. O Vice-Presidente de Assuntos Públicos e Políticos da FCDL/SC, Walmor Jung Junior, e a Assessora Parlamentar, Christiane Vega, participaram do evento realizado na Casa D’Agronômica ao lado de secretários de estado e demais representantes de entidades ligadas à indústria, transporte, comércio e logística.

“Foi uma noite importante para Santa Catarina. Todos os inventimentos trarão benefícios para setores primordiais ao nosso estado. Estamos com grandes expectativas para que as obram saiam do papel e auxiliem no crescimento da economia, e na logística da indústria e comércio”, ressaltou Vice-Presidente Walmor.

Vice-Presidente de Assuntos Públicos e Políticos da FCDL/SC, Walmor Jung Junior (1º a esq. ), e a Assessora Parlamentar, Christiane Vega, prestigiaram a assinatura das ordens de serviço.

Ferrovias

Nos projetos do modal ferroviário serão investidos R$32 milhões. Serão construídos um Corredor Ferroviário entre Chapecó e Correia Pinto; e outro, entre Itajaí e Araquari, no Litoral Norte, a Ferrovia Interportos. No primeiro momento, o foco são os traçados que interligam o chamado Tronco Sul, chegando a São Paulo e ao Centro-Oeste do Brasil.

A iniciativa prevê que sejam construídos 319 km de ferrovias que ligarão Correia Pinto — no Planalto Catarinense — com Chapecó, para auxiliar no transporte do agronegócio. A expectativa é que mais de 20 milhões de toneladas por ano sejam transportadas com a nova infraestrutura, para abastecer a agroindústria catarinense com grãos e insumos agrícolas e industriais. A nova rota será uma alternativa para a exportação de produtos catarinenses para o mercado do Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, com uma estimativa de custo menor, comparado ao transporte rodoviário.

Ferrovia Interportos

A Ferrovia Interportos terá 62 quilômetros e ligará Itajaí, o segundo maior complexo portuário do país a Araquari, no Norte do Estado. Atualmente, os portos de Santa Catarina movimentam mais de 40 milhões de toneladas, sendo 60% em contêineres. Desse volume, apenas 3% são distribuídos por ferrovias. De acordo com os técnicos da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade(SIE), a Ferrovia Interportos poderá transportar até 15 milhões de toneladas por ano, com menor custo e alívio do tráfego nas rodovias.

O projeto total das ferrovias prevê a utilização de 745 quilômetros já existentes, a recuperação de 594 quilômetros e a construção de outros 770, alcançando uma malha ferroviária estadual de 2.109 quilômetros. Para atender a nova malha ferroviária catarinense serão construídos quatro terminais rodoferroviários e um rodoviário.

Plano Aeroviário de Santa Catarina

O ato também prevê um Planejamento Aeroviário sólido e focado no potencial regional com objetivo de analisar o impacto do desenvolvimento socioeconômico regional e do transporte aéreo na atual infraestrutura dos aeródromos catarinenses. A iniciativa buscará elaborar políticas públicas voltadas para o sistema aeroviário, incluindo estudos para implantação de novos complexos aeroportuários. O estudo contempla, por exemplo, os prognósticos de demanda dos aeroportos, regiões de influência, possibilidades de saturação, quantificação de recursos financeiros para implementação da infraestrutura por meio de um programa de investimentos com diretrizes para o desenvolvimento no Novo Sistema Aeroviário Estadual.

O contrato para a realização dos estudos foi firmado entre a SIE,  a UFSC/Labtrans e FAPEU ( Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária) , com investimento de R$ 1,47 milhão.

Fonte Governo de SC 

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