Notícias
FCDL/SC agradece conquistas para o varejo catarinense

Para tratar sobre o adiamento do prazo de obrigatoriedade do Bloco X, bem como da concessão de empréstimo pelo Badesc aos pequenos e micro empresários, o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL/SC), Ivan Roberto Tauffer, participou por videoconferência, no dia 24 de junho, da reunião do Núcleo Econômico do Governo do Estado.
A atuação da Federação junto ao poder estadual trouxeram conquistas para o varejo, e o presidente da entidade agradeceu às autoridades pelas últimas medidas tomadas em prol do empresariado catarinense. “Batalhamos arduamente por essas duas pautas e a aprovação delas valida os nossos esforços. Continuamos na luta e seguimos otimistas com a plena recuperação da economia”, comemorou Tauffer.
Bloco X
Consiste em arquivos eletrônicos que contém um resumo dos dados das vendas das mercadorias registradas em cupons fiscais emitidos pelos Equipamentos Emissores de Cupom Fiscal (ECF) que são enviados para a base de dados da SEF/SC. São arquivos eletrônicos gerados de forma automática pelos Programas Aplicativos Fiscais, que devem ser enviados diariamente, no caso de tributação e venda de mercadorias, e mensalmente para acompanhamento do estoque.
“A prorrogação do prazo de implementação do Bloco X visa dar mais tranquilidade aos empresários para um necessário período de transição, com o objetivo de melhor preparação e treinamento para essa nova fase”, explicou o presidente da FCDL/SC.
Badesc – Decreto Nº 1341 DE 22/06/2021
Foi aprovado e está em vias de concessão o financiamento para o programa “SC Mais Renda Empresarial”, que se destina à recuperação econômica para enfrentamento dos prejuízos financeiros e sociais decorrentes do coronavírus. O crédito será financiado pelo Badesc e deve atingir a quantia de R$200 milhões para MPEs.
O presidente da Federação destacou a importância da medida para a sobrevivência de muitas empresas em Santa Catarina. “O empreendedor precisa muito desse recurso. Com o apoio financeiro em mãos, poderemos amenizar os impactos da pandemia nos negócios”, concluiu Tauffer.