Notícias

FCDL/SC celebra 1000 edições do Semana Lojista

A Comunicação é fator fundamental para o sucesso. Com esta frase, foi publicada a primeira edição do informativo da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL/SC), em julho de 2001. Vinte anos depois, o ato de informar permanece constante na Federação inspirando pessoas e estimulando novas ações nas CDLs e associados.

Mil edições são 20 anos de informação e, a cada semana, as ações da FCDL e CDLs de Santa Catarina são divulgadas para a rede que trabalha em prol do Varejo no estado. Na Federação, os canais de comunicação vêm se transformando para que a informação chegue mais rápido, de modo objetivo, contemplando a todos. Assim é o Semana Lojista, que chega a milésima edição com mais de 20.000 mil matérias publicadas ao longo do tempo.

“O Semana Lojista alcançar essa marca é motivo para comemorar! Valorizamos o trabalho e empenho da Comunicação da FCDL/SC, pois é por meio desse setor que recebemos informações fundamentais para o pleno desempenho das funções de todos os colaboradores e para a divulgação das atividades que envolvem o setor do Varejo em Santa Catarina”, parabenizou o presidente da Federação, Ivan Roberto Tauffer.

Com a pandemia, as pessoas puderam sentir mais nitidamente a importância da Comunicação para a sociedade. Durante as primeiras semanas de quarentena, quando a maior parte da população estava dentro de casa, sem entender o que realmente estava acontecendo, e sem ter noção da gravidade da situação; foram os jornalistas, que nunca pararam de trabalhar, que cumpriram a missão de buscar e traduzir as informações. Decretos, leis, normas sanitárias, estudos científicos, boletins e laudos médicos só podem ser compreendidos pela grande massa por meio da dedicação e empenho do comunicador.

Naquele período inicial, quando os primeiros casos de coronavírus foram detectados no Brasil e os governantes decretaram que o comércio permanecesse com as portas fechadas por mais de um mês, motivo de transtorno e desespero para empresários e trabalhadores, a FCDL/SC, juntamente com o setor Jurídico e demais áreas da entidade, intercedeu incansavelmente junto ao Poder Público e a favor do varejo catarinense, em busca de informação e solução para a reabertura consciente do comércio no estado.

“Apurar e divulgar informação, além de ser o principal objetivo do jornalista, é uma atividade que proporciona desenvolvimento e integração social, o que favorece a construção de uma sociedade mais humanitária; e isso é muito satisfatório”, analisou a assistente de Comunicação da FCDL/SC, Anny Metzker.

Para a analista de Comunicação, Kamila Brito, o Semana Lojista busca conectar as pessoas que são primordiais no movimento lojista. “O informativo é uma grande oportunidade para humanizarmos o setor empresarial. Nele temos a liberdade em compartilhar histórias de vida, conquistas, adversidades, ações que buscam mobilizar a comunidade para um bem maior. Apesar das mudanças físicas no informativo, algo nunca mudou nesses 20 anos: o fator humano. As pessoas sempre serão nosso objetivo”.

Imagens: Pixabay

História

Inicialmente mensal, a primeira edição do Semana Lojista foi publicada em julho de 2001, ainda com o nome de FCDL/SC Informativo, no formato impresso, e era distribuído para as CDLs de todo o estado via malote. Em julho de 2002, a publicação foi intitulada de Lojista Online; em maio de 2003 houve um aditivo no título – Lojista Online Catarinense; e em agosto de 2003, passou a ser Lojista Catarinense.

O molde impresso durou até o final de 2005, quando migrou para o digital, sendo encaminhado para as CDLs e associados via e-mail em formato newsletter. O Semana Lojista também fica disponível no site da FCDL/SC, onde as matérias são publicadas diariamente.

O jornalista e coordenador de Comunicação da FCDL/SC, Marcio Roberto Silveira, que atua há 19 anos na entidade, conta que, desde o início, o Semana Lojista acompanha e divulga as ações desenvolvidas pela Federação e pelas CDLs do estado, além de publicar matérias de assuntos relevantes aos interesses do varejo.

“Transmitir e receber informações sobre o varejo catarinense é essencial para o desenvolvimento do setor. A comunicação conecta pessoas e organizações. Por meio dela, encurtamos distâncias, transmitimos conhecimento, esclarecemos fatos e criamos cultura; por isso a comunicação é tão significativa”, definiu Marcio Silveira.

Capa da primeira edição do FCDL/SC Informativo, julho de 2001

Notícias
  • Edital de Convocação – Conselho Diretor

    Continue lendo Clique e leia
  • Mais de 80% dos lojistas catarinenses aderem a Black Friday

    Continue lendo Clique e leia
  • EDITAL DE CONVOCAÇÃO – Assembleia Geral

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais
Blog
  • Novembro Azul: “Prevenção e Autocuidado são coisas de homem”, é o tema para 2021 da FCDL/SC

    Continue lendo Clique e leia
  • FCDL/SC lança campanha de incentivo à circulação de moedas

    Continue lendo Clique e leia
  • 7 Dicas para atrair clientes na Semana do Brasil

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais