Notícias
FCDL/SC em reunião com Núcleo Econômico do Governo

O presidente da FCDL/SC, Ivan Tauffer, participou por videoconferência da reunião com o Núcleo Econômico do Governo na tarde de quinta-feira, 20 de maio. Na ocasião, a Secretária Adjunta da Fazenda, Michele Patricia Roncalio, declarou que o Estado enviará um Projeto de Lei como auxílio no enfrentamento da crise hídrica no Oeste.
A Medida Provisória, MP, Nº 236/2021 também foi mencionada no encontro. Foi informado pelo governo que a MP, que trata do auxílio emergencial, na forma de subsídio integral da taxa de juros remuneratórios de operações de crédito, a microempreendedores com sede em Santa Catarina, foi retirada de pauta no dia 19 de maio deste ano, pela possibilidade de ocorrer uma audiência pública sobre o tema.
O presidente Ivan então manifestou preocupação com um possível atraso na tramitação da MP. “Os financiamentos são necessários para ajudar financeiramente a manter os negócios. Precisamos destes recursos o quanto antes para socorrer as empresas”, destacou o presidente.
A respeito dos cortes de orçamento, o Governo informou que está trabalhando na derrubada dos vetos em Brasília.
Outra participação importante no encontro foi a do Secretário de Estado da Saúde, André Motta, que fez a explanação sobre a situação atual da pandemia, e comentou sobre a preocupação de uma terceira onda e com a entrada da cepa Indiana do coronavírus. O secretário agradeceu o apoio dos empresários, mas reforçou a importância de seguir trabalhando a consciência coletiva da gravidade da doença, importância do distanciamento social e do respeito aos protocolos sanitários de combate à Covid-19.
O Núcleo Econômico do Governo do Estado é formado pelo Governo e entidades do setor produtivo, incluindo as Federações das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), das Associações de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedor Individual (Fampesc), das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC), das Empresas de Transporte de Carga do Estado de Santa Catarina (Fetrancesc), do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio/SC), de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Fhoresc), da Agricultura e Pecuária (Faesc), das Cooperativas Agropecuárias (Fecoagro), dos Municípios (Fecam), Facisc, entre outras. Participam também representantes da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), do Ministério Público Federal (MPF) e do Ministério Público (MPSC).