Notícias

FCDL/SC em reunião do Cofem e Governadora do Estado

Temas que envolvem diretamente a retomada da economia e a recuperação do Estado no pós-pandemia, foram apresentados às autoridades e debatidos entre os participantes

Para tratar de assuntos relacionados ao plano de atuação do Governo do Estado de Santa Catarina, o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL/SC), Ivan Tauffer, participou, juntamente com os demais representantes das entidades que compõe o Cofem (Conselho das Federações Empresariais de SC), de reunião virtual com a governadora em exercício, Daniela Reinehr, e com o secretário da Fazenda, Rogério Macanhão. O encontro foi realizado na segunda-feira,19 de abril.

Durante a webconferência, temas que envolvem diretamente a retomada da economia e a recuperação do Estado no pós-pandemia, foram apresentados às autoridades e debatidos entre os participantes. O fortalecimento da Infraestrutura e o Plano Nacional de Logística foram destaques na conversa, bem como a agilidade na implementação da nota fiscal eletrônica, ponto aguardado e reivindicação antiga do Movimento Lojista.

O presidente da FCDL pediu a palavra e explicou sobre as necessidades que o varejo enfrenta nesse momento. “Mais uma vez pedimos que o governo olhe e apoie o micro e pequeno empresário. Solicitamos maiores incentivos fiscais, linhas de crédito e parcelamento com juros reduzidos. O melhor caminho para a retomada do crescimento de Santa Catarina é atuar pela recuperação da economia, paralelamente às medidas sanitárias”, apelou Ivan Tauffer.

Outros assuntos debatidos na reunião foram: Bloco X, ampliação da duplicação da BR-470, alíquota do ICMS da gasolina, socorro ao setor de eventos, aporte de recursos no Badesc e aprovação, pela Alesc, da MP 236, que concede benefício emergencial a empreendedores afetados pela pandemia.

A governadora declarou que está lutando para retomar o crescimento econômico de Santa Catarina. “Precisamos focar na recuperação econômica do estado. Temos que ser ousados sim, temos que saber aproveitar as oportunidades e mostrar para o investidor e para quem produz, gera emprego e renda, que se pode confiar no estado e que ele é parceiro de quem produz. Acredito e entendo que essa proximidade tem que ser cada vez maior”, completou Daniela Reinehr.

O secretário da Fazenda, Rogério Macanhão, se comprometeu a não aumentar os impostos para o setor produtivo. “Não pretendemos aumentar a carga tributária, não vamos trabalhar com essa hipótese”, afirmou Macanhão, acrescentando que não extinguirá os benefícios concedidos. “Se tiver alguma aresta para aparar, vamos conversar antes de tomar qualquer decisão. Esse é um compromisso”, concluiu.

A FCDL/SC é integrante do Conselho junto com as federações da Indústria (Fiesc), da Agricultura (Faesc), do Comércio (Fecomércio), dos Transportes (Fetrancesc), das Associações Empresariais (Facisc), das Micro e Pequenas Empresas (Fampesc), além do Sebrae-SC. O Cofem reúne lideranças empresariais de todos os segmentos da economia catarinense e foi criado para aprimorar o diálogo entre as entidades, propiciando melhor encaminhamento para demandas comuns por meio de ações conjuntas.

Notícias
  • Vacinação e datas comemorativas aumentam expectativa do comércio para fim de ano

    Continue lendo Clique e leia
  • FCDL/SC cumpre agenda na Alesc nesta quarta-feira, 20

    Continue lendo Clique e leia
  • Outubro Rosa: FCDL/SC conscientiza para o autocuidado

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais
Blog
  • FCDL/SC lança campanha de incentivo à circulação de moedas

    Continue lendo Clique e leia
  • 7 Dicas para atrair clientes na Semana do Brasil

    Continue lendo Clique e leia
  • FCDL/SC lança campanha para a Semana do Brasil 2021

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais