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FCDL/SC em reunião que discute a duplicação da BR-280

 Falta de recurso é o principal entrave para terminar a obra contratada em 2014

Uma análise da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), apontou que a duplicação da BR-280 no trecho de 74 quilômetros, de São Francisco do Sul a Jaraguá do Sul, está praticamente parada. A pesquisa foi divulgada na quarta-feira, 26 junho, na reunião conjunta da Câmara de Assuntos de Transporte e Logística da entidade e do Conselho de Infraestrutura de Transporte e a Logística Catarinense, a qual a Federação das CDLs foi representada pelo Vice-Presidente de Coordenação Distrital da FCDL/SC, Olair Klemtz.

Também foi avaliado os 9,5 quilômetros do trecho estadualizado que vai de Jaraguá a Guaramirim, e constatou que neste segmento a duplicação não avançou, assim como a execução de pontes, trevos, viadutos e passarelas. O trabalho foi realizado pelo engenheiro Ricardo Saporiti, que percorreu a rodovia em junho.

Para Klemtz, “Esses eixos são de grande importância econômica para o Estado, pois serão responsáveis por facilitar o transporte de safras agrícolas e produtos destinados ao nosso litoral, portos, e regiões do Brasil. Precisamos de melhorias em nossas rodovias, e para isso contamos com o apoio dos governos estadual e federal”, explica.

Segundo a vice-governadora de Santa Catarina, Daniela Cristina Reinehr, “O governo do estado entendeu que a infraestrutura é o mote da sua administração. O desafio é firmar parceria do setor público com o privado para mostrar para o governo federal o que setor produtivo precisa na área de logística. Vamos unir esforços para levarmos nossas demandas para o governo federal”, destacou.

O trabalho revela ainda que não foram iniciados até o momento os serviços de terraplenagem, pavimentação e as construções das obras de arte especiais (18 viadutos), propriamente ditos, do lote 1.1, que vai de São Francisco do Sul até a interseção da BR-101, contratados em abril de 2018. Já o lote 2.1, que vai da interseção da BR-101 ao acesso de Guaramirim e Jaraguá do Sul (km 50,74), teve o prazo contratual postergado para 2022, e está com aproximadamente 40% das obras e serviços executados.

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