Notícias
FCDL congrega demandas da Região Norte/Nordeste

O município de São Bento do Sul sediou o segundo encontro promovido pela FCDL/SC para tratar das necessidades dos municípios pertencentes à Região Metropolitana Norte/Nordeste. A reunião coordenada pelo presidente da Federação, Ivan Tauffer, e pelo vice-presidente de coordenação distrital, Olair Klemtz, na quarta-feira, 20 de setembro, foi prestigiada por diversas autoridades, consolidando o sucesso da iniciativa.
Um dos assuntos abordados foram as feiras itinerantes. O presidente da Federação apresentou a representantes do poder público, diretores distritais e presidentes de CDLs as ações realizadas pela entidade sobre o tema, entre elas o acompanhamento da tramitação do PL 210/2015 na Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina) e a parceria com o Imeppi (Instituto Meirelles de Proteção a Propriedade Intelectual) visando a regulamentação e fiscalização das feiras.
As condições das rodovias também ganharam destaque. Os participantes foram informados sobre os encaminhamentos feitos pela FCDL/SC sobre a duplicação da BR 280, cujo processo de concessão apresentado pelo Governo do Estado deve ser a solução para sua duplicação. Em relação a limpeza e a manutenção de demais estradas, o secretário executivo da ADR (Agência de Desenvolvimento Regional) de Mafra, Abel Schroeder, apresentou o cronograma de obras e manutenção e as dificuldades financeiras para cumpri-las.
Sobre a segurança pública, a médio prazo, o aumento do efetivo policial acontecerá com a chamada de novos concursados, de acordo com o secretário adjunto da pasta, delegado Aldo Pinheiro D´Ávila. O diretor da CDL Mafra, Lourival Sá Ribas Junior, entregou documento ao presidente da FCDL/SC solicitando apoio da entidade para levar ao governo estadual a necessidade do aumento do efetivo nos municípios de Mafra, Itaiópolis, Papanduva e Monte Castelo.
Já o tenente do Corpo de Bombeiros de São Bento do Sul, Edmilson Duffeck, falou sobre a aprovação de projeto de lei, na ALESC, que permite a remuneração de bombeiros voluntários/comunitários, o que pode auxiliar a suprir a falta de efetivo, e sobre as últimas mudanças ocorridas para agilizar a liberação de alvarás.
O presídio regional de Mafra, exposição de produtos na vitrine e cupom fiscal eletrônico também entraram na pauta da reunião.
Participaram do encontro Magno Bollmann, prefeito de São Bento do Sul; Luiz Antonio Chiodini, prefeito de Guaramirim; Adelmo Alberti, prefeito de Bela Vista do Toldo; Gilberto Lessa dos Santos, da secretaria de planejamento urbano e desenvolvimento sustentável de Joinville, representando o prefeito Udo Döhler; Abel Schroeder, secretário executivo da ADR de Mafra; Volnei Francisco Batista, gerente de planejamento regional, representando a secretária de desenvolvimento regional de Joinville, Simone Scharamm.
Presentes ainda Senildo Linzmeyer, representando o presidente da ALESC, Silvio Dreveck; o presidente do CECOP (Conselho Estadual de Combate à Pirataria), Jair Schmitt; e a diretora de fiscalização do IMETRO/SC, Elizabete Fernandes Baesso.
Também prestigiaram o encontro os diretores distritais Odair Geovani Karvat (17º Distrito), José Manoel Ramos (18º Distrito) e Yuri Zipperer (36º Distrito) e a conselheira fiscal da FCDL, Fátima Regina Granemann, esta também presidente da CDL Mafra.
A Região Metropolitana Norte/Nordeste é formada por 26 municípios, dos quais 20 têm CDLs e três têm NDLs (Núcleos de Dirigentes Lojistas).
- Dirigentes no encontro
- Conselheira fiscal e presidente da FCDL
- Demandas dos municípios são apresentadas