Notícias
FCDL/SC garante manutenção da ISO 27001:2013

A FCDL/SC comemora mais uma conquista que garante aos usuários do SPC a confiabilidade e integridade do sistema do Serviço de Proteção ao Crédito. O motivo é a recomendação que a Federação recebeu para a manutenção da ISO/IEC 27001:2013 na terça-feira, 13 de março. A indicação foi conferida pelo órgão certificador BSI, após auditoria externa de verificação dos procedimentos da entidade ligados à norma que trata do Sistema de Gestão de Segurança da Informação.
“É com muita satisfação que recebemos esta notícia. Estamos certificados por esta norma há um ano e verificar que o andamento interno dos processos para estarmos de acordo com os requisitos e controles da norma nos deixa muito satisfeitos”, diz o presidente da FCDL/SC, Ivan Tauffer.
O presidente passou por auditoria com o auditor externo do órgão certificador BSI, Kleber Vassão, na segunda-feira, 12 de março, juntamente com os vice-presidentes para Assuntos Públicos e Políticos, Raul Weiss, e Aperfeiçoamento Empresarial e CDL Jovem, Walmor Jung Junior.
Além da diretoria, os setores de TI Desenvolvimento, TI Infraestrutura, Suporte, Qualidade, Financeiro, Jurídico e Recursos Humanos foram auditados e a Analista da Qualidade da Federação, Silvia Regina Pelicioli, acompanhou todo o processo. “Este é um trabalho em conjunto que abrange todos os colaboradores da Federação, não só os auditados, pois dissemina a importância da ética e confidencialidade no ambiente de trabalho”, afirma Tauffer.
A ISO/IEC 27001:2013 é uma norma internacional de gestão de segurança da informação, que rege as mais modernas recomendações para manter íntegro e seguro o sistema que trata de armazenamentos dessa natureza. Também permite reduzir possíveis riscos de fraude, quebra de confidencialidade, além de fortalecer o sistema de segurança e ampliar as oportunidades de melhorias nos sistemas de gestão. “Os processos e ferramentas implantados para estarmos de acordo com a ISO 27001 nos deixam muito seguros quanto ao sigilo, inviolabilidade, integridade, disponibilidade e confidencialidade das informações e serviços prestados pelo do banco de dados do SPC”, destaca Tauffer.
Daqui um ano, a FCDL/SC passará por uma nova auditoria externa e, em 2020, pela auditoria de recertificação da ISO 27001. Além da ISO que trata da Segurança da Informação, a FCDL/SC é certificada pela ISO 9001:2015, norma que regulamenta os requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) para garantir a excelência no atendimento e prestação de serviços às CDLs e seus associados.

Reunião de abertura dos trabalhos da auditoria

Auditor Kleber Vassão apresenta resultado da auditoria