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Federação apresenta medidas de prevenção para o comércio

O novo Coronavírus tem a capacidade de transmissão bastante alta e rápida. A situação não requer desespero, mas alguns cuidados precisam ser tomados para evitar a transmissão do vírus. Esses cuidados também se estendem às empresas no seu dia a dia na conscientização dos seus colaboradores.
Recomendações para enfrentar a pandemia da Covid-19 no Comércio:
– Reduza o contingente de funcionários, começando por pessoas acima de 60 anos, hipertensos, diabéticos, gestantes, imunodeprimidos, pessoas com doenças crônicas, como aqueles que coabitam com pessoas do grupo de risco;
– Exija a utilização de máscaras dentro do seu estabelecimento comercial;
– Converse com a sua equipe para saber quais trabalhos administrativos podem ser realizados a distância, em regime de home office, e priorize atendimento em formato digital;
– Caso seja indispensável a presença na empresa de funcionários pertencentes ao grupo de risco, deve ser priorizado o trabalho interno, sem contato com clientes, em local reservado, arejado e higienizado ao fim de cada turno;
– Reforce para que clientes e funcionários mantenham sempre uma distância de no mínimo 1,5 metros entre as pessoas, principalmente em fila de balcão e caixa;
– Mantenha os ambientes bem ventilados, abertos e sem aglomeração de pessoas, limitando o acesso ao estabelecimento;
– Prepara o ambiente para estimular a higiene frequente das mãos dos funcionários, clientes e visitantes, prioritariamente, mediante lavagem com água e sabão;
– Disponibilize água, sabão ou álcool gel 70% em vários locais, como nos balcões de atendimento;
– Intensifique a frequência de limpeza de áreas comuns, corredores e banheiros;
– Higienize balcões, bancadas, esteiras, caixas registradoras, calculadora, máquinas de cartão outros itens de uso comum;
– Intensifique a higienização de óculos e lentes, principalmente após o contato com as mãos;
– Sempre que possível, priorize agendamentos de horários para evitar a aglomeração e distribuir o fluxo de pessoas;
– Na medida do possível, amplie o horário de funcionamento para evitar aglomerações;
– Oriente formalmente seus fornecedores e terceiros sobre as normas de prevenção do Covid-19;
– Avalie a necessidade de instalação de barreiras físicas quando existir a necessidade de atendimento ao público;
– Comunique as medidas de prevenção com cartazes informativos;
– Reforce a etiqueta respiratória para que as pessoas cubram o nariz e a boca ao espirrar ou tossir;
– Desinfete regularmente os assentos e demais superfícies do interior dos veículos de entrega e empilhadeiras que são frequentemente tocadas pelos funcionários;
– O ingresso no estabelecimento deve ser feito número proporcional à disponibilidade de atendentes;
– Telefones e canetas não devem ser compartilhados e ao final de cada turno devem ser higienizados;
– Estimule que os funcionários façam um auto monitoramento de sua condição de saúde e que informam prontamente qualquer sintoma;
Medidas gerais de prevenção:
– Analise Decretos e Portarias Municipais, Estaduais e Federais vigentes, com objetivo de identificar medidas específicas para o seu segmento;
– Atenção às recomendações da Portaria 255, 256, 257 e 258 da Secretaria de Estado da Saúde, o não cumprimento do protocolo poderá afetar a saúde dos trabalhadores e a retomada do setor;
– Não se esqueça, funcionários e clientes informados fazem melhores escolhas, prevenção sempre!