Notícias
Federação em reunião com Gabinete Econômico do Governo

O governo de Santa Catarina anunciou no dia 14 de dezembro a liberação de hotéis com capacidade máxima para a temporada de verão. Pela primeira vez desde o início da pandemia, hotéis e pousadas poderão funcionar com 100% da lotação. Já no dia 17 de dezembro, o estado divulgou a liberação de eventos sociais no estado. As notícias foram pautas da reunião do Gabinete Econômico do Governo, no qual a FCDL/SC, representado pela presidente Ivan Tauffer, participa.
No encontro, realizada de forma virtual, o secretário de Estado da Saúde (SES), André Motta Ribeiro, alertou que o momento é crítico no Estado, com o aumento da transmissão do coronavírus. “Estamos permitindo que atividades econômicas que foram afetadas sejam liberadas, portanto, temos que firmar um compromisso mútuo com o setor privado e o Poder Público, de fiscalização e cumprimento das regras, para termos sucesso no enfrentamento à crise”, declarou.
O secretário lembrou ainda da atual situação pela contaminação da Covid-19, solicitando ainda que os representantes das entidades pedissem o apoio e mobilização dos hospitais privados na viabilização de mais leitos de UTIs, que possam ter sido desativados quando houve a diminuição no número de casos de contaminação.
O grupo de Gabinete de Crise Econômico do estado é formado pelo Governo e entidades do setor produtivo, incluindo as Federações das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), das Associações de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedor Individual (Fampesc), das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC), das Empresas de Transporte de Carga do Estado de Santa Catarina (Fetrancesc), do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio/SC), de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Fhoresc), da Agricultura e Pecuária (Faesc), das Cooperativas Agropecuárias (Fecoagro), dos Municípios (Fecam), Facisc, entre outras. Participam também representantes da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), do Ministério Público Federal (MPF) e do Ministério Público (MPSC). As reuniões são realizadas desde o início da pandemia da Covid-19, semanalmente.