Notícias

Federação participa do IV Fórum Nacional do Comércio

Integrantes da diretoria da FCDL/SC participaram do evento

O IV Fórum Nacional do Comércio mostrou mais uma vez a força do setor varejista no Brasil ao reunir mais de 900 convidados e fomentar a discussão sobre a economia, além de propostas direcionadas ao poder público para assegurar maior competitividade às empresas dos setores de Comércio e Serviços.

O evento iniciou na terça-feira, 17 de setembro, em Brasília, e se estendeu até a noite do dia 18, contando com a presença das maiores lideranças do varejo. Autoridades como o ministro da Economia, Paulo Guedes e o presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, além do ministro da justiça, Sérgio Moro, prestigiaram o Fórum.

Presidentes de Federações participam do encontro

Pela FCDL/SC, participou o presidente da entidade e primeiro vice-presidente da CNDL, Ivan Tauffer, ao lado dos vice-presidentes da Federação, Walmor Jung Júnior, Gilberto João Badalotti, Fátima Regina Ferreira Granemann, Celito Schlickmann e Olair Klemtz.

“Estar reunido com os principais nomes do varejo é sempre um grande aprendizado. Precisamos discutir juntos sobre a economia brasileira e submeter ao poder público propostas que assegurem maior competitividade às empresas dos setores de Comércio e Serviços”, comentou Ivan Tauffer.

 

Paulo Guedes na abertura

Falando para um setor que movimenta mais de R$ 340 bilhões, Paulo Guedes saudou os integrantes do Sistema CNDL e reafirmou a confiança nas reformas que o governo está capitaneando. O ministro disse que as ações do governo, com apoio do Congresso, muito em breve trarão resultados. “Tínhamos um diagnóstico quando assumimos. Os gastos públicos deveriam ser enfrentados e as reformas deveriam ser implementadas, só assim o Brasil encontraria uma rota de crescimento sustentável”.

O presidente da CNDL, José César da Costa, seguiu o pensamento do ministro. Afirmou que o momento do Brasil é de transformação e exige de todos os brasileiros coragem para enfrentar os desafios que se abrem ao país. “Quando o povo brasileiro se lançou às ruas pedindo mudanças, assumiu um programa inovador e disruptivo a ser implantado e cumprido por toda a Nação”, disse.

O deputado Efraim Filho, presidente da Frente Parlamentar de Comércio e Serviços, lembrou da atuação da CNDL e destacou a importância da Câmara dos Deputados contar com uma representação do setor varejista. “A Frente ocupou um espaço fundamental em que as demandas de estados e municípios passam a ser ouvidas”, disse.

 

Programação

No segundo dia de evento, o painel “Cenário Político”, com o deputado Efraim Filho (DEM-PB), presidente da Frente do Comércio, Serviços e Empreendedorismo, destacou a importância das frentes parlamentares na definição da agenda do Congresso. Em seguida, o secretário de Produtividade e Competitividade no Varejo, Carlos da Costa, apresentou o cenário de estagnação econômica encontrado no Brasil.

O Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, subiu ao palco e falou das políticas trabalhistas. O Fórum contou ainda com o diretor de registro empresarial da Secretaria de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, André Ramos. Na sequência, o professor Agostinho Sant’Ana coordenou um debate sobre economia com o consultor Luiz Carlos Hauly e o economista do Banco do Brasil, Ronaldo Távora.

 

Sérgio Moro é homenageado

Sérgio Moro recebeu o prêmio Mérito Lojsita

O ministro da Justiça, Sergio Moro, foi o grande homenageado no encerramento do evento. Moro foi agraciado com o prêmio Mérito Lojista Nacional, considerado o “Oscar do Varejo”. A honraria homenageia empresas, personalidades políticas, empresariais, e meios de comunicação que mais contribuíram para o bom funcionamento do comércio brasileiro. O ministro recebeu a estatueta das mãos do presidente da CNDL, José César da Costa e foi cumprimentado pelos 27 presidentes das Federações do Sistema CNDL.

Notícias
  • Outubro Rosa: FCDL/SC conscientiza para o autocuidado

    Continue lendo Clique e leia
  • FCDL/SC busca esclarecimento sobre ITCMD com a Fazenda

    Continue lendo Clique e leia
  • FCDL/SC fortalece parceria com o Programa Brasil Mais

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais
Blog
  • FCDL/SC lança campanha de incentivo à circulação de moedas

    Continue lendo Clique e leia
  • 7 Dicas para atrair clientes na Semana do Brasil

    Continue lendo Clique e leia
  • FCDL/SC lança campanha para a Semana do Brasil 2021

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais