Notícias

Gaspar pronta para receber nova edição do Recicla CDL

Resíduos eletroeletrônicos terão o destino ambientalmente adequado

Dar o destino correto ao lixo eletroeletrônico. Este é o objetivo do Recicla CDL, desenvolvido em Gaspar há quase três anos. A iniciativa é da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e realizada com o apoio do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae). No sábado, 11 de agosto, a campanha terá uma ação especial: a coleta destes resíduos na Praça Getúlio Vargas, no Centro da cidade.

Segundo o gestor executivo da CDL Gaspar, Jefferson Schramm, os resíduos poderão ser descartados no local das 8h às 16h. “Temos dois pontos de coleta fixos no município: um na sede do Samae e outro na Superintendência do Distrito Belchior.

Porém, como a praça estará movimentada no sábado, decidimos coletar estes resíduos no local. É uma forma de divulgarmos a campanha e orientarmos ainda mais a comunidade”, ressalta.

Segundo Schramm poderão ser deixados no local aparelhos de CD e DVD, celulares, telefones, fax, impressoras, micro-ondas, televisores, liquidificadores, carregadores, monitores, modens, notebooks, cabos e fios em geral, entre outros eletroeletrônicos. “Nossa intenção é promover entre a comunidade a consciência do quanto o descarte correto destes resíduos é importante”, afirma.

A diretora de Resíduos Sólidos do Samae de Gaspar, Fernanda Gelatti, explica que os resíduos deixados nos pontos de coleta são recolhidos pela empresa Wee.do, parceira do programa da CDL. No ano passado, seis toneladas foram coletadas na cidade. o que, segundo dados da empresa, significaram que 1,2 toneladas de materiais perigosos, como chumbo e mercúrio, deixaram de ser descartados irregularmente no município e na natureza.

“Apesar da campanha, ainda acontece o descarte incorreto destes materiais, o que é perigoso, pois muitos destes equipamentos tem metais pesados que podem contaminar o solo e a água. Por isso é importante que a comunidade deixe estes resíduos nos pontos de coleta”, alerta. Quem tiver dúvida do que pode ou não ser coletado, pode entrar em contato com o Samae, pelo 3332 1155.

Além da coleta, será realizada na praça a Feira de Artesanato e, às 16h, será feito o sorteio da promoção de Dia dos Pais da CDL.

Com informações: Jornal Metas

Notícias
  • Outubro Rosa: FCDL/SC conscientiza para o autocuidado

    Continue lendo Clique e leia
  • FCDL/SC busca esclarecimento sobre ITCMD com a Fazenda

    Continue lendo Clique e leia
  • FCDL/SC fortalece parceria com o Programa Brasil Mais

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais
Blog
  • FCDL/SC lança campanha de incentivo à circulação de moedas

    Continue lendo Clique e leia
  • 7 Dicas para atrair clientes na Semana do Brasil

    Continue lendo Clique e leia
  • FCDL/SC lança campanha para a Semana do Brasil 2021

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais